Re: [lp-br-sp] Organização de Seminário de Software Livre

From: Raniere Silva
Subject: Re: [lp-br-sp] Organização de Seminário de Software Livre
Date: Tue, 13 Oct 2015 21:21:26 -0300

Olá Tiago,

> Irei organizar uma espécie de seminário interno sobre SL na instituição onde
> trabalho,

Bacana.

> mas como eu nunca se quer participei de um evento de SL na vida
> não tenho a menor ideia do que fazer...

Vou tentar lhe ajudar.

> Por enquanto eu só tenho algumas restrições:
> *Seminário é interno
> *Não há como trazer palestrantes de fora da cidade (estamos sem grana)
> *Provavelmente não temos pessoas alinhadas 100% com SL na cidade
> *Precisa ter um Painel do tipo "SL vs Sw não-Livre"
> *Um dia dedicado em um dos Auditórios
> *Equipamentos p/ apresentações
> *Dois coffebreaks (útil se consegui fechar uma programação para um dia todo)

Você tem coffebreaks. Isso é muito importante e coisa rara.

> Até agora o que eu imaginei foi:
> *Pessoalmente fazer a primeira palestra para alinhar e conceituar SL
> corretamente
> *Usar vídeo conferência (sugestão do Raniere)

Vamos lá então:

1.  Você precisa definir seu público alvo.
    E.g. funcionários ou gerentes.

2.  Você precisa definir qual o objetivo do seminário.
    E.g. fazer funcionários utilizarem software livre
    ou fazer gerentes utilizarem software livre.

3.  Montar uma programação com base em 1 e 2.
    E.g. se o publico for funcionários e seu objetivo for que eles usem
software livre
    você deveria ter na programação atividades hands-on para que os funcionários
    experimentassem a versão livre do software que utilizam.
    Já se o público for gerentes e seu objetivo for vender software livre para
eles
    você deveria ter na programação cases de software livre
    porque eles gostam dessas coisas.

4.  Vou ser apedrejado mas normalmente de um grupo aleatório de 10 pessoas
    você só consegue convencer 1 a utilizar software livre por motivos
    filosóficos, humanitários, ... e motivos técnicos aumenta essa taxa para 6
    (porque 4 pessoas não gostam de qualquer mudança).

    Eu tentaria reescrever o discurso para ser mais atrativo para as pessoas.
    E.g. na semana passada a Mozilla tirou do ar http://etherpad.mozilla.org/
    sem nenhum aviso e as pessoas puderam continuar a utilizar a ferramenta
    (em outros servidores) porque ela era software livre, http://etherpad.org/.

Att,
Raniere