[lp-br-sp] Compatibilidade de licenças

From: Gabriel F. T. Gomes
Subject: [lp-br-sp] Compatibilidade de licenças
Date: Tue, 12 Jan 2016 07:46:29 -0200

Oi, pessoal,

Eu tenho uma dúvida sobre compatibilidade de licenças e eu pensei que
vocês talvez pudessem me ajudar.

No site da conferência do libreplanet desse aneo, existe essa imagem:

https://www.libreplanet.org/2016/assets/img/site_logo_alternate.png

No rodapé do site (www.libreplanet.org/2016) tem o seguinte texto:

"Except where otherwise noted, this site and its images, logos and and
other media are licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike
4.0. Copyright © 2014-2015 Free Software Foundation." (...)

Com isso, eu assumi que a imagem está licenciada sob a CC-BY-SA.

A minha pergunta é se a minha suposição está realmente correta?

Se estiver, faz sentido continuar lendo. Caso contrário, não.

Em seguida, eu fiz um trabalho derivado desse desenho. Usei tikz/pgf
pra gerar uma imagem o mais parecida possível.

Agora eu gostaria de publicar isso. Inicialmente, eu pensei em
licenciar com GPLv3, dado que tikz/pgf é latex e dá pra distribuir em
forma de código-fonte. No entanto, pelo que li no link abaixo, existe um
problema de incompatibilidade entre as duas licenças.

https://www.gnu.org/licenses/license-list.en.html#ccbysa

Por outro lado, esse problema de incompatibilidade só aparece quando
alguém usa a opção de permitir qualquer versão posterior da GPL. Essa
exceção está melhor descrita na página:

https://wiki.creativecommons.org/wiki/ShareAlike_compatibility:_GPLv3

Essa página diz ainda, que se eu quiser usar a opção de permitir
versões posteriores da GPLv3, eu preciso indicar a creative commons
como proxy, para que ela tenha o poder de decidir se as versões mais
novas da GPLv3 são compatíveis.

https://wiki.creativecommons.org/wiki/ShareAlike_compatibility:_GPLv3#Option_to_comply_with_later_versions

Então eu tenho três opções:

1) Licenciar com CC-BY-SA (é uma opção mesmo?)
2) Licenciar com GPLv3 sem opção de versão mais nova.
3) Licenciar com GPLv3 com opção de versão mais nova e indicando a
creative commons como proxy.

Eu gosto mais da opção 3, mas não sei se eu entendi alguma coisa errado.
O que vocês acham/sabem disso?

Pra usar a opção 3, eu pensei em colocar o anexo no cabeçalho do meu
arquivo.

Viajei?
É melhor usar alguma das outras opções?
Isso que eu estou tentando fazer me pareceu super difícil, mas eu
resolvi tentar de qualquer forma pedindo ajuda pra vocês.

Abraços,
Gabriel

PS: Se você perceber que eu falei algo errado, ou se você tem algo a
acrescentar, por favor faça isso. Mesmo que não esteja diretamente
relacionado com o meu problema que eu apresentei. Eu to aprendendo. :)