Re: [lp-br-sp] Compatibilidade de licenças

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] Compatibilidade de licenças
Date: Tue, 12 Jan 2016 10:57:07 -0200

On Tue, Jan 12, 2016 at 07:46:29AM -0200, Gabriel F. T. Gomes wrote:
> Oi, pessoal,
>
> Eu tenho uma dúvida sobre compatibilidade de licenças e eu pensei que
> vocês talvez pudessem me ajudar.
>
> No site da conferência do libreplanet desse aneo, existe essa imagem:
>
> https://www.libreplanet.org/2016/assets/img/site_logo_alternate.png
>
> No rodapé do site (www.libreplanet.org/2016) tem o seguinte texto:
>
> "Except where otherwise noted, this site and its images, logos and and
> other media are licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike
> 4.0. Copyright © 2014-2015 Free Software Foundation." (...)

> [...]

Desculpe a brevidade na resposta.

1) A princípio, as duas licenças são incompatíveis, porque a GPLv3 exige
redistribuição da obra derivada sob a mesma licença, aceitando apenas
alguns termos a mais, e a CC-BY-SA 4.0 usa termos a mais que não são
aceitos, como exigir que a licença aplicada à obra derivada seja a
mesma... :-D  ou uma licença compatível. No caso, uma licença compatível
com a BY-SA é uma licença listada no site da Creative Commons como
aprovada a ser uma licença equivalente à BY-SA.

É este ponto da CC-BY-SA 4.0 que permite que a GPLv3 seja listada como
licença compatível, permitindo relicenciar obras CC-BY-SA 4.0 como
GPLv3, mas não o inverrso, já que a GPLv3 não tem uma disposição
semelhante em seu texto.

O que faz muito sentido, visto que a GPLv3 exige distribuição de código
fonte, enquanto CC-BY-SA 4.0 não.

Esta compatibilidade foi anunciada em [1].

2) Para facilitar, você sempre pode pedir ao autor original para
relicenciar a obra, caso ele seja o único detentor do direito autoral
(que não costuma ser o caso em grandes obras de software livre, mas
costuma ser o caso em imagens). Assim, você pode pedir para permitir a
inclusão no seu projeto.

3) É difícil dizer se a combinação que você está fazendo seria
considerada uma obra derivada de qualquer das duas obras originais.
Portanto, você está sendo cauteloso, o que eu costumo recomendar.
Infelizmente, tal cautela vai contra a idéia do Commons, do direto de
mixar e tal. E sendo que você não pretende remover nenhum direito do
recipiente final, você também está seguindo a idéia do Software Livre.
Ou seja, esse tal de "copyright" mais atrapalha que ajuda quem quer
produzir coisas livres. Infelizmente, é justamente por causa dele que
precisamos do copyleft, porque nem todos compartilham e acho importante
respeitar o autor que espera que todos possam compartilhar de derivados
de sua obra.

4) Já que o tikz/pgf é GPLv3 ou superior, não há como relicenciá-lo sob
alguma licença qualquer que a CC declare como compatível com BY-SA.
Portanto, colocar a CC como proxy não oferece riscos dela escolher uma
má licença que alguém possa usar depois. O único risco é ela não aprovar
a GPLv4. Mas licenciando como GPLv3 apenas, sem usá-la como proxy,
coloca como certo que a GPLv4 não se aplicaria. Então, eu a colocaria
como proxy, sem problemas, desde que você tope o que quer que a FSF
venha a criar como próximas versões da GPL.

[1]
http://www.fsf.org/blogs/licensing/creative-commons-by-sa-4-0-declared-one-way-compatible-with-gnu-gpl-version-3

Abraços.