Re: [lp-br-sp] Compatibilidade de licenças

From: Tulio Magno Quites Machado Filho
Subject: Re: [lp-br-sp] Compatibilidade de licenças
Date: Wed, 13 Jan 2016 23:37:31 -0200

Em ter 12 jan 2016, às 07:46:29, Gabriel F. T. Gomes escreveu:
> Com isso, eu assumi que a imagem está licenciada sob a CC-BY-SA.
>
> A minha pergunta é se a minha suposição está realmente correta?

IMHO, sim.

> Se estiver, faz sentido continuar lendo. Caso contrário, não.
>
> Em seguida, eu fiz um trabalho derivado desse desenho. Usei tikz/pgf
> pra gerar uma imagem o mais parecida possível.

> Então eu tenho três opções:
>
> 1) Licenciar com CC-BY-SA (é uma opção mesmo?)
> 2) Licenciar com GPLv3 sem opção de versão mais nova.
> 3) Licenciar com GPLv3 com opção de versão mais nova e indicando a
> creative commons como proxy.

Eu já falei isto pessoalmente, mas deixa eu compartilhar minha visão por aqui
também.
Eu acho que vc está misturando o papel do copyright.

O copyright da imagem se aplica somente a ela e não às ferramentas que vc usa
para alterá-la ou reproduzí-la.  É exatamente por isto que vc poderia usar
software proprietário para editá-la (mas não faça isto!  :-D  ).

Ao meu ver, a licença sobre a imagem não se aplica ao script que vc criou.
Vc apenas tem que garantir que ele gerará uma saída CC-BY-SA.
Como fazer isto?
Assim:
https://www.w3.org/TR/2004/WD-SVG12-20040318/#adding-copyright

Abraços,