Re: [lp-br-sp] Direitos Autorais: Caso dropbox!

From: Raniere Silva
Subject: Re: [lp-br-sp] Direitos Autorais: Caso dropbox!
Date: Wed, 20 Jan 2016 23:40:40 -0200

> A pasta em questão nunca foi compartilhada.
>
> Eu "não lembro" de ter compartilhado o arquivo com alguém em outra pasta,
> mas é difícil garantir. O PDF é de 2008.
>
> No sistema web, o arquivo está lá, não foi deletado. Quando eu clico, eu
> não tenho acesso. Vem aquela imagem.

O nome do arquivo, thinking-in-java-4ed.pdf, parece indicar que seja um livro.
O Dropbox provavelmente acha que você pirateou esse livro
e por isso está lhe negando o acesso.

> 2) Eu fiquei chateado porque eu paguei (caro) por um sistema de backup e
> quando precisei, descobri que um arquivo privado foi bloqueado por questões
> de copyright. Deve ter outros arquivos na mesma situação.
>
> Eu vou ter que recorrer a HDs, fazer consolidação, perder tempo. Isso que
> eu fiquei chateado...

Entendo o seu aborrecimento. As empresas vendem SaaS como se fosse algo mágico
que é livre de falhas mas infelizmente não é assim (como você descobriu).
Existe um "trade-off" entre preço+trabalho e controle sobre seus arquivos.
A opção mais barata e com menos esforço é utilizar um SaaS baseado em código
proprietário como DropBox/Google Drive/... onde você fica refém da empresa.
A opção mais cara e com mais esforço é manter sua própria infraestrutura baseada
em código livre mas infelizmente essa solução é tão cara e dispendiosa que você
não vai querer ir por essa via. A opção intermediária é contratar um SaaS que
seja baseada em software livre (no seu caso o OwnCloud) pois em teoria você sabe
o que o software está fazendo.

Raniere