[lp-br-sp] Direitos Autorais: Caso dropbox!

From: Luis Meira
Subject: [lp-br-sp] Direitos Autorais: Caso dropbox!
Date: Thu, 21 Jan 2016 12:33:28 -0200

Pessoal,

Obrigado novamente pela atenção dispensada.

Tecnicamente meu problema não é muito complicado. Um ou dois hos externos podem resolver.

Filosofando um pouco, eu tive um arquivo bloqueado, mas ele é irrelevante para mim. Eu tive minha privacidade invadida, mas isso eu aceitei conscientemente desde o início.

Acho que a questão mais séria é que o Dropbox, ao bloquear um arquivo por questões de copyright, acusa o cliente de ter feito algo errado. A posse de um arquivo com copyright é crime em vários países. No Brasil é crime compartilhar arquivos com copyright.

O Dropbox esta acusando seu cliente de um crime, aplicando sanções (bloqueio do arquivo). Ele deixa claro que conhece a real detentora dos diretos daquele pdf. A imagem cita a associazione italiana editori.

Se você clicar no link do Dropbox, ele deixa bem claro que o bloqueio é uma resposta a algo errado que foi cometido. (No meu caso trata-se de um arquivo pessoal e não de um arquivo compartilhado).  O link dexa claro que serão tomadas medidas mais duras se eu manter esse meu comportamento, como fechar a conta do Dropbox.

Eu não sou um usuário anônimo tentando compartilhar arquivos sem copyright. Eu sou um usuário identificado que teve um arquivo privado bloqueado.

Eu não sei se eu estou viajando, mas esta situação parece ter ido muito além de escanear alguns dados de maneira sigilosa para garantir a segurança da nação.