Re: [lp-br-sp] Palestra sobre Copyleft - pedido de ajuda

From: Gabriel F. T. Gomes
Subject: Re: [lp-br-sp] Palestra sobre Copyleft - pedido de ajuda
Date: Sat, 9 Jul 2016 17:01:55 -0300

On Thu, 7 Jul 2016 11:58:12 -0300
Thadeu Lima de Souza Cascardo <address@hidden> wrote:

> Olá, pessoal.
>
> Minha palestra sobre Copyleft no FISL entrou na grade, estava na lista
> de espera.

Que massa! <3

> Como a aprovação veio só recentemente, ainda estou adequando o teor ao
> público. Minha ajuda é nessa direção.
>
> Sempre encontrei muitas pessoas no FISL anti-GPL, pro-BSD, etc. E o
> volume de projetos licenciados com Apache License não é brincadeira
> hoje em dia também. É um dos tópicos que queria abordar.
>
> No entanto, tenho receio de isso virar um confronto e uma guerra de
> argumentos, e ir pra esse lado "sozinho" vai ser "fogo".

Eu não conheço o público do FISL.  A maioria das pessoas com quem eu
convivo não são da área da informática, mas professores/funcionários da
área de humanas.  Em geral, eles ficam chocados quando conto que existem
muitas pessoas anti-GPL (depois de explicá-los o conceito de copyleft).

Como o argumento a favor do copyleft é ideológico e principalmente por
promover uma cultura de compatilhamento e inclusão, esses amigos acham a
ideia naturalmente atrativa e eu nunca tive que enfrentar uma guerra de
argumentos.  Pra mim, esse é o melhor argumento.

Mesmo assim, posso tentar fazer o advogado do diabo...

> Se eu for pra
> esse lado, acho importante praticar o advogado do diabo e encarar
> alguns dos argumentos da "oposição".

<advogado do diabo>

Cascardo, você está querendo dizer então, que projetos licenciados com
BSD não são livres?

Cascardo, porque a FSF aprova essas licenças, então?

Cascardo, pensando em um sentido mais amplo da palavra livre (onde se
pode tudo), se eu não posso distribuir só o binário, o software não é de
fato livre e você está errado.

Cascardo, assim você está matando um modelo de negócio onde eu vendo um
software customizado por algum dinheiro.  Assim os programadores vão
morrer de fome.

<sobre os projetos gnu ou a tranferência do direito autoral>

Cascardo, porque eu deveria confiar na FSF e transferir os direito
autoral do que eu escrevi pra ela?  E se ela virar uma organização do
mal e relicenciar as minhas contribuições?

</advogado do diabo>

Eu não lembro dos outros tipos de argumentos. :(
Se esses são bem básicos e você já está preparado para
contra-argumentar, melhor! :)

> Ou eu deveria focar no público que não conhece o copyleft tão bem e
> tratar mais das questões mais óbvias ou conhecidas, tirar o aspecto de
> confronto da conversa?

Acho que depende de quem é o público do FISL.  Você acha que tem
bastante gente lá que não conhece a motivação ideológica do copyleft?
Se tiver, pode ser um boa focar nessa galera. :)

> E ainda assim, como alertar o público sobre
> aqueles que são anti-copyleft e jogarão mil argumentos para o outro
> lado, ainda mais sem endereçar alguns desses argumentos?

Acho que é bom deixar claro que existe uma motivação ideológica para o
copyleft.  Para mim, e para os meus amigos que eu comentei no começo da
resposta, essa é a motivação mais importante.  Eu lembro que essa foi
uma das últimas coisas que me explicaram e só depois que eu aprendi,
que eu achei que o copyleft era a melhor opção.

Eu não conheço todos os argumentos contra copyleft, mas mesmo que
exista algum que eu não consiga contra-argumentar, eu ainda vou
escolher a GPL, porque a cultura de compartilhamento e promoção da
liberdade é o principal pra mim.  É a minha escolha ideológica.