[lp-br-sp] Divulgando o Libre Planet

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: [lp-br-sp] Divulgando o Libre Planet
Date: Tue, 26 Jul 2016 15:09:24 -0300

Em conversa com o Adriano durante o FISL, discutimos sobre formas de
divulgar mais o software livre.

Um dos pontos é que ainda precisamos falar sobre o que é software livre.
Eu, como cachorro velho, achava que não era mais necessário falar sobre
isso. Mas percebi o quão errado estava. Afinal de contas, pessoas nascem
todo o dia e se não nós, quem vai lhes ensinar sobre SL? E é isto que
vemos no FISL: muitos jovens que ainda não conhecem a filosofia, talvez
tenham tido contato com uma distribuição, mas o uso do nome Linux ao
invés de GNU/Linux fez com que elas não buscassem o que é GNU, o que são
as 4 liberdades, o que é GPL, etc.

Além de falar mais sobre o software livre, ao ter eventos com stands ou
coisa parecida, o Adriano sugeriu um panfleto que a pessoa pudesse ler
depois, e talvez até passar pra frente. Apesar de acreditar que ainda
existe gente sem acesso fácil à Internet, e que devemos atender a essas
pessoas também, eu acho melhor não imprimir tanto papel, que acaba por
ser jogado na primeira lixeira que a pessoa encontra.

Daí, identificamos a importância de ter um símbolo legal e divulgarmos
tal símbolo, mas também remetendo a uma URL que a pessoa possa usar para
ler mais sobre a nossa mensagem. Dito isso, uma boa solução são os
adesivos. O Gabriel F. T. Gomes fez alguns adesivos no início do ano, e
os que eu peguei foram todos levados durante a mini Debconf.

No entanto, identificamos alguns bugs:

1) Não tem a URL nos adesivos.

2) Alguns deles desbotaram muito facilmente.

3) O transparente desaparece no meu notebook preto.

Acho que o problema da URL é fácil de resolver pros adesivos maiores.
Sobre desbotar, não sei se é questão de usar uma gráfica diferente, ou
material diferente. E eu acho que não faríamos o transparente novamente.

A outra parte da solução é melhorar a nossa página inicial para ter mais
links e referências a essas matérias básicas sobre software livre.
Alguém sugere algum patch?  :-)

Abraços.
Cascardo.