Re: [lp-br-sp] Revisão de texto para palestra sobre Liberdade de Softwa

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [lp-br-sp] Revisão de texto para palestra sobre Liberdade de Software
Date: Wed, 10 Aug 2016 15:16:28 -0300

Poderíamos colocar uma explicação menos dependente da linguagem de
programação. Não sou proponente do código-fonte aberto, mas acho que
devemos deixar detalhes técnicos de fora da explicação, ainda assim
tomando cuidado para não pular partes importantes.

Poderíamos usar uma "pseudolinguagem" (seria este o nome?) de
programação similar ao português brasileiro, como:

NUMERO_ESCOLHIDO=aleatório
exiba "Adivinhe o número que escolhi."
leia RESPOSTA
se RESPOSTA = NUMERO_ESCOLHIDO
então
        exiba "Acertou!"
senão
        exiba "Errou!"

Ou poderíamos simplesmente remover estes exemplos de código e mencionar
que "caso a sociedade encontre alguma falha, ou queira fazer algum
aprimoramento, no programa, ela pode tanto estudar o programa e fazer
isso por conta própria, ou contratar uma pessoa que já saiba como fazer
isso", colocando uma ponte na liberdade 2 que menciona a possibilidade
de geração de emprego através da possibilidade de contratar pessoas para
fazer estas modificações (caso não tenhas entendido, leia o próximo
parágrafo).

Por exemplo: Suponhamos que eu tenha um software livre comigo, eu não
sou programador (ou não entendo como modificar o programa em questão) e
não tenho como pagar alguém que esteja fora do país, então, mais tarde,
descubro um brasileiro capaz de me ajudar, mas meu software, por
qualquer motivo que seja, é único, e a única maneira deste colega obter
uma cópia dos arquivos-fonte é através de mim mesmo, então eu
compartilho com ele tal cópia (como provavelmente foi acordado em
contrato com tal colega), ele faz as adaptações, e me entrega o programa
pronto acompanhado, preferencialmente, pelos arquivos-fonte. Dai a
liberdade 3 entra em jogo, e assim te deixo com espaço para imaginação.

Também é importante tentar encaixar um exemplo ou explicação na qual uma
certa pessoa tenta usar a versão adaptada do programa mas é impedida por
alguma algema digital (imposta pelo próprio desenvolvedor, ou por algum
outro projeto que usa daquele programa, mas que colocou a algema sobre
tal programa). Isso serve para ilustrar uma das diferenças (das várias
que existem) entre proponentes e/ou projetos de "software livre" vs. de
"código-fonte aberto", visto que estes nossos rivais pela consciência
pública não combatem algemas digitais impostas em seus projetos.

Por último, é importante notar que, apesar do movimento ter este nome
associado à "software", ele atualmente preocupa-se com todos os dados
*funcionais/práticos* (até mesmo fontes de texto, e designs de hardware,
e *provavelmente* perfis de cores para impressoras), e além disso,
entende que a os dados não-[funcionais/práticos] devem entregar pelo
menos a metade essencial da liberdade 2 (neste caso seria: compartilhar
cópias não modificadas), salvo nos casos de inclusão em distribuições de
sistemas livres, onde ao menos a liberdade 2 como um todo deve ser
garantida. Esta é a diferença entre "software livre" e "cultura livre",
onde o último adéqua as liberdades essenciais para dados
não-[funcionais/práticos], incluindo a exigência dos arquivos-fonte.

Respeitosamente, Adonay.
--
Brasileiro, ativista do software livre (oficialmente desde 2015).

Eu não me responsabilizo caso não consigamos abrir os arquivos que
enviamos uns aos outros. O principal responsável é quase sempre o
criador do programa que você usa.

* Portfólio:
<https://cloud.openmailbox.org/index.php/s/amGwGbmpSX6cSth?path=%2FPortf
%C3%B3lio>
* Formas de contato (cartão de visita virtual, vCard):
<https://cloud.openmailbox.org/index.php/s/amGwGbmpSX6cSth/download?path=%2F&files=adfeno.vcf>
* Facebook: Não possuo. Pois obriga a sociedade a usar programas de
computador não livres.
** Ao invés disso, escolha um dos vários servidores para usar a
Diaspora: <https://podupti.me/>
** Não se esqueça de me adicionar aos seus contatos:
<https://diasporabr.com.br/u/adfeno>
* WhatsApp: Não possuo. Pois obriga a sociedade a usar programas de
computador não livres.
** Use o Ring: <https://ring.cx/>
** Minha identidade no Ring:
<ring:cfe67d63d61c132f8396f0bf36bed75a4cf749c3>
* Outras formas de entrar em contato comigo estão em meu cartão de
visita. Baixe ele novamente com frequência!
* Explore e compartilhe tudo o que estou compartilhando:
<https://cloud.openmailbox.org/index.php/s/amGwGbmpSX6cSth?path=%2F>