[lp-br-sp] Fwd: Re: Libre EOMA68 Computing Devices

From: Lucas Castro
Subject: [lp-br-sp] Fwd: Re: Libre EOMA68 Computing Devices
Date: Thu, 11 Aug 2016 10:44:44 -0300

-------- Forwarded Message --------
Subject: Re: [lp-br-sp] Libre EOMA68 Computing Devices
Date: Thu, 11 Aug 2016 10:02:45 -0300
From: Lucas Castro <address@hidden>
To: Adonay Felipe Nogueira <address@hidden>

On 11-08-2016 09:51, Adonay Felipe Nogueira wrote:
> [...]
> [lista-trisquel-users])
>
> Apesar do Libre Tea Computer Card ser um pouco diferente do Raspberry
> Pi, ele é o único dos dois que está sendo pensado, desde o princípio, de
> modo a funcionar otimamente (não perfeitamente) e completamente apenas
> com software livre. Enquanto que nosso "querido" Raspberry Pi -- que é
> tão vigorosamente anunciado em eventos de "software livre" e serve de
> fomento para participação no projeto Cauã, dirigido por Jon "maddog"
> Hall -- nem se quer inicializa caso seja usado apenas software livre com
> ele. ([fsf-testes-computadores-placa-unica])
O raspberry Pi não inicializa apenas com SL, é necessário um blob para a
inicialização,
isso foi até umas das coisas que expliquei no FISL para algumas poucas
pessoas.
Não, o Maddog não usa o RPi em seu projeto e nem recomenda, mas não pelo
fato de não ser livre, mas sim por causa do I/O do RPi, pelo menos isso
foi o que sempre mencionou comigo.

> [...]
> * Libre Tea Computer Card é **um dos computadores** que respeita tal
> padrão EOMA68.
> * Libre Tea Computer Card é **um dos únicos**, se não "o único",
> computador que está sendo avaliado para certificação Respects Your
> Freedom (ele **ainda não foi certificado**, mas um acordo entre a FSF e
> o projeto EOMA68 permite que este use da certificação como vantagem,
> desde que se comprometa a disponibilizar um reembolso opcional para os
> compradores do Libre Tea Computer Card caso seja provado que ele não
> passou na certificação). ([lista-libreplanet-discuss])

Enviei sem intenção  apenas para o Adonay.