Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas 2016_Pergunto aos colegas

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas 2016_Pergunto aos colegas libreplanetários para saber se é válido consultar a Fatec Campinas como alternativa para o SFD2016
Date: Mon, 29 Aug 2016 09:57:31 -0300

Oi Thiago, não te preocupes, a única função da lista de discussão
libreplanet-br-sp (que usa o software livre GNU Mailman, se não me
engano) é **simplesmente** repassar as mensagens. Assim, a filtragem
fica a cargo do software instalado no computador de quem lê/recebe os
e-mails (e.g.: SpamAssassin e Bogofilter, que são ambos software livre),
ou por parte do fornecedor do serviço do e-mail de quem lê/recebe.

Não obstante, eu sei qual tua preocupação. É cada vez mais comum
provedores de e-mail filtrar por spam de forma abusiva. Um exemplo disso
é o caso do Hotmail/Live/MSN/Outlook que, dependendo das configurações
de "segurança" da conta de quem recebe e-mails através de tal serviço,
pode **remover automaticamente e imediatamente possíveis spams sem dar
nenhum aviso**, sendo esta configuração a padrão para as novas contas.
Minha mãe tem uma conta antiga lá, e com configuração de segurança mais
flexível, e consegue receber meus e-mails sem problemas; já meus colegas
de faculdade, não. Isto **não tem** relação com nosso movimento, mas
mostra o quão importante é escolher melhor nossos provedores de e-mail,
pois o comportamento da Microsoft (e de provedoras de e-mail brasileiros
especializados em e-mails privados, das quais esqueci o nome) está
quebrando a federação entre servidores e clientes de e-mail.