Re: [lp-br-sp] Chamada Para Palestrantes - Software Freedom Day Campinas

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: Re: [lp-br-sp] Chamada Para Palestrantes - Software Freedom Day Campinas 2016
Date: Mon, 05 Sep 2016 22:44:18 -0300

Alexandre Oliva <address@hidden> writes:

> Então...  Pensei em levar a palestra que levei ao LibrePlanet e ao FISL
> deste ano (A Singularidade, A Matrix e o Exterminador do Futuro) mas
> estou em dúvida quanto ao cabimento.  Tipo, é uma palestra relativamente
> avançada, que traz à discussão temas de fundo e de estratégia da
> comunidade e do movimento.  Dependendo do público alvo, pode fazer pouco
> sentido, ou pode ser repetitiva (nesse caso, se todo mundo presente já
> tiver visto no FISL ou na gravação, a gente muda pra uma discussão sobre
> esses tópicos? :-)

Penso que a palestra, estando acessível ao público do FISL, também
estará acessível ao público do SFD.  Pela participação na última
instancia, tivemos pessoas de todas as áreas, a maioria universitários
de computação, história e filosofia.  Eu estimo que o público será
similar.  Também não me preocuparia com as pessoas que já assistiram no
FISL, porque serão minoria.

Claro, se tivermos mais jovens hackers com a palestra da Larissa, talvez
fique um pouco pesado, aí algo mais introdutório seria legal.

> [...]
> (tudo isso em menos de 15 minutos!), apresentada no SemeAres.
>
> Fiquei pensando se rola abrir um espaço pra ela apresentar essa última
> palestra, que me parece que se encaixa bem na temática do evento, e
> talvez organizar uma oficina de iniciação à programação em Python, num
> espaço diferente do das palestras.  Imagino que pelo menos alguns
> colegas dela, que volta e meia manifestam interesse em aprender essas
> coisas, possam se interessar por participar, aí a gente traz uns hackers
> a mais pro laboratório justamente na idade mais propícia pra começarem.

Acho muito legal ela querer apresentar.  Dou todo o apoio.

Primeiro, pensei que a palestra de filosofia encaixaria mais no SFD,
considerando que, para jovens hackers, é bom ter alguém da própria idade
falando da filosofia.  Por outro lado, apresentar computação de forma
tranquila (e programável!), do jeito que foi no FISL e relacionando com
as questões do movimento, encaixa muito bem na proposta do evento.

Sugiro de ela apresentar a palestra de filosofia e, se tivermos público
suficiente, organizar a oficina com o material de Python.  O que acha?

--
Gabriel Krisman Bertazi