[lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?

From: Joao S. O. Bueno
Subject: [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?
Date: Tue, 29 Aug 2017 15:39:21 -0300

Pessoas!

Muito bom ver vocẽs escrevendo de volta, meio com "força total" aí.

Como vocês sabem eu mesmo dei uns passos para trás nessas
batalhas há uns anos, e continuo. Sabendo que o dia que eu
 quiser ou precisar não compartilhar informações sobre
mim mesmo vai ser muito, muito difícil - mas então vou ficando
pelo menos "dentro da curva" para os espiões do dia.

(A propósito - ontem mesmo li a notícia que as agências dos EUA sabem a
identidade verdadeira do Satoshi Nakamoto - o criador anônimo do bitcoin
e que eu tinha na conta de única pessoa recente que tinha conseguido
 ficar anônima. fizeram um fingrprint de palavras mais usadas
 nos textos dele, e bateram contra o corpus de trilhões de e-mails e
 mensagens coletadas -- -plim - match - e o cara agora é refem deles)

Então, para adicionar ao debate aí - precisamos também de um
"embaralhador de textos" - algo que consiga remover os fingerprints
 de estilos de escrita, e ainda assim passar a mensagem
 original - não é uma ferramenta fácil de criar, e quando for,
 vai ser inútil se for usada por 10 pessoas (por que aí, quem usar
vai ser "um desses 10") (e esse é o motivo de eu hoje não usar
Tor, apagar cookies agressivamente, etc...)

Agora, sobre o  penultimo e-mail do Panaggio aí - sobre a batalha
 vencida pela Web, e a atual, que tem gosto de derrota prévia - temos uma
outra batalha aí. Uma emq ue privacidade está na frente, e traz
varias ferramentas que potencialmente vão ajudar no problema maior aí -
eu comecie a m inteirar nos últimos 2 meses do assunto:
justamente as ferramentas descentralizadas baseadas em blockchain.

Não são uma panaceia, não vão resolver nada sozinhas, mtuiso dos governos já
estão de cabelo em pé, e querendo fechar o cerco de todos os lados -
mas parecem realmente bem promissoras.
Possivelmente vocês já sabem, mas, por exemplo, a stack de software
em torno do "Ethereum" usa o nome "web 3.0", justamente para dar
a entender que vai prover a próxima plataforma de transaçoes
de dados na internet, com possibilidades de resolver o problema
do anonimato.

Na semna passada também, vi o anúncio do criador do "megauploads",
agora envolvido com um sistema baseado em blocckchain para
permitir o pagamento dos criadores e disponiblizadores de conteúdo
com a plataforma descentralizada para o "megaupload 2.0"
(essa me pareceu mais hype - mas o próprio projeto do Ethereum para
armazenamento de arquivos em nuvem "p2p real" (em que os peers não são servers
na Amazon com tudo identificado), pode ser uma boa forma
de fugir da oni-identificação da web de hoje.

Talvez, a medida que essas soluções de storage p2p anônima amadureçam, a parte
que será necessária pra "fechar o quebra-cabeças" da web, será um proxy local,
que intermedia as requisições http do navegador normal, fazendo as requisições
para esses serviços em vez das outras.

(E a maior parte dessas soluções já traz embutida soluções de micro-pagamentos,
tanto pela hospedagem de conteúdo, quanto para criação de conteúdo - que
pode até viabilizar o apoio de alguns dos "big players" da web comercial de hoje
a comercializarem seus filmes e séries, sem comprometer o anonimato e a
liberdade de sua audiência, como acontece hoje. )

https://github.com/ethersphere/swarm

Abraços!!!

   js
 -><-