Re: [lp-br-sp] [lp-br-es] Navegadores respeitosos existem?

From: panaggio
Subject: Re: [lp-br-sp] [lp-br-es] Navegadores respeitosos existem?
Date: Tue, 29 Aug 2017 17:21:57 -0300

> On Tue, 2017-08-29 at 13:41 -0300, Thadeu Lima de Souza Cascardo
> wrote:

> Concordo que existe um sério problema na Web e na "indústria" de
> software, em geral. O melhor é usar wget/curl e html2text mesmo, e
> ainda
> assim, tomar cuidado com os possíveis furos de segurança destes.

Eu diria que isso é factível quando vamos fazer alguma coisa sensível e
específica. Em especial se formos fazer muitas vezes. Mas você
realmente faz/faria isso para cada requisição web que precisa fazer?
Isso é o equivalente pra mim de morar nas montanhas. É tão chato,
trabalhoso, que dá vontade de simplesmente desistir. Se isso fosse a
única opção que mantivesse minha privacidade, eu ia preferir viver
desconectado.

> torcer pro SSL do servidor estar atualizado e com chaves novas,
> porque
> Heartbleed. Agora, se você envia seus dados (ainda que somente
> User-Agent), se você usa algo atrás de um grande provedor,
> Cloudbleed. O
> negócio tá feio.

Infelizmente isso está fora do controle de pessoas normais. Precisamos
de uma nova internet, menos centralizada, pra resolver esse tipo de
problema. Isso pro Cloudbleed. Mas a tendência da humanidade é
centralizar e terceirizar as coisas. É nossa cultura. Será que isso vai
ter remédio? Talvez a próxima espécie dominando do Homo seja mais
esperta que a gente.

Heartbleed eu considero uma ocorrência infeliz apenas. Não tinha muito
como fugir. Foi um bug e bugs acontecem. SO que dá pra fazer hoje é
torcer para que os adms dos servidores com os quais você interage
tenham feito a lição de casa.

> Em uma nota um pouco mais prática: Tor Browser. Só porque você
> perguntou
> especificamente por "Android",
> https://www.torproject.org/about/jobs-osdeveloperandroid.html.en

Então, eu até usei ele, mas não resolve nem metade dos problemas. Na
verdade, se alguns dos plugins que citei funcionassem nele, resolveria
grande parte do problema, mas não é tão simples assim infelizmente :(

> Infelizmente, manter um web browser capaz de atender às necessidades
> de
> muitos usuários de hoje em dia, ou seja, suportando a Web "moderna",
> com
> Javascript, CSS3, HTML5, etc, etc, é um trabalho pra muitos, e já
> ouvi
> que não dá pra manter versão estável de browsers usando WebKit,
> porque o
> upstream mesmo não dá um bom suporte.

Eu temia que fosse necessário criar um novo coletivo para resolver esse
problema de privacidade, como a Mozilla apareceu para resolver o
problema da falta de padronização 15 anos atrás. Pode parecer
romantização da minha parte, mas precisa de muita gente como você
disse, muito esforço, muito dinheiro provavelmente, e não vamos ser
nós, meia dúzia, que vamos resolver. Eu só esperava ouvir que talvez
tivesse outra solução que não fosse começar quase do zero e erguer um
navegador novo, livre de companhias que cagam e andam pro usuário, só
pensam nos dados que vão coletar no final do dia. Mas acho que meu
maior medo é a realidade.

Ou, pior ainda, talvez a web como conhecemos já esteja perdida pra
sempre, não tenha mais volta. E vamos ter que começar algo novo, do
zero, como GNUnet, ZeroNet, e ver se dá pra salvar essas outras do caos
que certamente quem domina a internet e a web hoje vão querer impor.

--
Ricardo Panaggio