Re: [lp-br-sp] Purism is Crowdfunding an Encrypted Linux Phone

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [lp-br-sp] Purism is Crowdfunding an Encrypted Linux Phone
Date: Wed, 30 Aug 2017 15:47:18 -0300

On 30/08/17 01:29 PM, Raniere Silva wrote:
> https://puri.sm/shop/librem-5/

Eu já peguei mal com a Puri.sm porque mal entrei na páginas deles, onde
está escrito:

> We believe people should have secure devices that protect them rather
than exploit them.
> To serve that purpose, we provide everything people need into a
convenient hardware and software product.
> We offer high-quality privacy, security, and freedom focused computers
and software.

E me deparo de cara com diversas fontes diferentes de trackers na
páginas deles. A maior parte é do Google, mas tem outros também.
Inclusive um piwik que eles mesmos rodam. "High-quality privacy"
rastreando o usuário e deixando o usuário ser rastreado por terceiros.
Felizmente a página funciona minimamente com os trackers desabilitados.

Ao ler sobre o que eles querem fazer, me parece mais uma Canonical. Hoje
estão prometendo fazer tudo lindo, direito, mas com forks de tudo. Vai
saber pra onde vão levar os forks em 5 ou 10 anos. Debian, Wayland,
Gnome, tudo isso já existe e funciona bem distribuidamente, sem uma
empresa por trás. Porque eles precisam ser overlords de forks dessas
coisas? Power hoggers me dão medo, pelo que já vimos no passado recente.

São mais ou menos os mesmos tipos de críticas que levei pro CEO da
FairPhone anos atrás. Trocamos e-mails por meses. Ele tinha usa visão de
não forkar, mas não se preocupava com o firmware ser proprietário, entre
várias outras coisas. São projetos legais cheios de defeitos, que os
responsáveis provavelmente não vão querer resolver porque vai afetar as
datas de lançamento, o lucro, ...

É bom que apareçam, dão visibilidade pros problemas e mostram possíveis
caminhos de solução. Mas estão longe de serem projetos que eu vou abraçar.

(Podem me chamar de traumatizado por abraçar o Firefox OS e ver que a
Mozilla era só mais uma dessas que promete ser legal e no fim das contas
é só mais uma empresa tentando vender imagem de boa moça pra ter mais
dinheiro, informação e poder.)

--
Ricardo Panaggio