Re: [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?

From: Joao S. O. Bueno
Subject: Re: [lp-br-sp] Navegadores respeitosos existem?
Date: Thu, 31 Aug 2017 11:59:30 -0300

Pessoal  -para mensagens instântaneas e troca de arquivos criptografados com armazenamento na nuvem tem o Keybase - já viram?

Estou usando e achando bem amigável . O pessoal da equipe do novo trabalho emq ue esotu que me apresentou, e encontrei uma porção de gente "das antigas" - os que tocavam S.L. no Brasil em 2001, 2002 - que agora, como eu, estão meio cansados de empunhar a importante bandeira do purismo que voces carregam, estão na plataforma.

Mas vejam ai se ela passa pelo crivo GNU - acredito que sim. : https://keybase.io/

On 30/08/17 08:21 PM, Adonay Felipe Nogueira wrote:
> Especificamente no campo da privacidade e da segurança, temos um
> "embaralhador de textos" chamado GnuPG. :)
>
> Veja o guia sobre o GnuPG em <https://emailselfdefense.fsf.org/>.

Acho que GPG já é carne de vaca entre os libreplanetários, mas quem não
conhece deveria conhecer e começar a usar ontem.

> Sobre as coisas baseadas em blockchain, atualmente sou a favor do
> BitMessage (para troca de mensagens similar ao e-mail, mas
> distribuídas).

Com quem você consegue trocar mensagens? Até hoje não achei uma alma que
usasse isso.

> Já para os outros casos:
>
> - Prefiro o GNU Ring para mensagens instantâneas e conferências de áudio
>   e vídeo.

A teoria do Ring é linda, mas você já conseguiu usar? No meu caso, áudio
e vídeo sempre foram só sonho, nunca funcionaram. E não lembro
exatamente o que aconteceu, mas acho que o próprio Ring corrompeu meus
dados e parou de funcionar. Nunca tive resposta do bug que abri.
Aparentemente também não há como recuperar uma conta perdida. E nunca
mais usei por causa disso. De toda forma, eu só tinha um contato, que
prontamente parou de usar porque não tinha mais ninguém com quem conversar.

Se nesse ambiente em que estamos não estamos usando essas coisas, como
esperamos que fora dele as pessoas usem?

> - Sou a favor do GNUnet e do GNU Media Goblin para compartilhamento de
>   arquivos em geral.

AFAIK nunca testamos GNnet dentro do LP-BR e deveríamos fazê-lo. E isso
também serve para ZeroNET e outras coisas do tipo, discutidas em outras
threads recentemente.

Mas MG já foi testado e abandonado, se não me engano com uma ideia
parecida com "talvez daqui uns anos a gente tente de novo". É um
trambolho enorme que ainda não funciona. O Sergio passou dias tentando
fazer o negócio funcionar, pra chegarmos a conclusão que não valia o
esforço de manter rodando ou de usar, de qualquer forma que fosse.

> - Sobre sistemas de pagamento, sou a favor do GNU Taler, e acho que os
>   governos, cidadãos, empresários e bancos ficarão a favor dele quando
>   souberem suas vantagens. ;) Além disso, o GNU Taler funciona com
>   qualquer tipo de moeda, seja Reais, BitCoin, Dólar, Euro... Além de
>   ser mais leve no uso de recursos e estar em "conformidade adiantada"
>   com uma proposta de regulação da União Europeia sobre criptomoedas e
>   impacto ambiental de seu mantenimento. Para mais detalhes sobre o GNU
> [...]

Confesso que apesar de estar envolvido com blockchain faz um tempinho
(mais em uma outra resposta, à mensagem do JS), nunca me interesse sobre
o Taler. Vou assistir o vídeo e talvez acrescente algo mais depois.

Não leve meu e-mail como "essa porcariada não presta", e sim pelo
contrário: estamos propondo soluções alternativas mas que não estão
maduras nem para nosso próprio uso. Eu demorei muitos meses para
apresentar o Signal para minha vó, e hoje minha família toda, ao menos
para falar comigo, usa o Signal. Queria que cada uma dessas alterativas
e muitas outras estivesse no estado capenga mas usável que o Signal
está, porque até minha vó poderia usar, mas ainda não estão. Nem perto
disso. Acho que precisamos comer mais nossa comida de cachorro, melhorar
o sabor dela, arranjar uma embalagem razoável e tentar vender pros
amigos e familiares. Pra mim, é o único caminho factível pra qualquer
tecnologia dessas vingar.

--
Ricardo Panaggio