Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas

From: Juliana Rodrigues
Subject: Re: [lp-br-sp] Software Freedom Day Campinas
Date: Fri, 08 Sep 2017 16:54:06 +0000

> Sobre o andamento: Resolvemos não fazer o evento esse ano.

Time to play ball.

Perdemos o apoio que tínhamos. Vamos para o plano B? LP-BR-SP-Campinas
organizando solo novamente?

Quem pode contribuir e de que forma?

Mantenho a sugestão de plano que listei em outra thread: pegar o vácuo
do evento de (sic) Linux que vai rolar na Unicamp e fazer o evento lá
(na falta de algo melhor/mais abrangente), tentar o apoio de quem
estiver apoiando aquele evento e qualquer outra coisa que conseguirmos
de contribuição deles. Alguém pode dizer que temos esse interesse e
fazer essa ponte?

> Entramos em contato com algumas pessoas pra apresentarem na SFD,
> mas a grande maioria não pode por motivos pessoais.

Nisso poderíamos ter ajudado e muito. Palestrantes, principalmente
quando o assunto é SL, para diversos membros do grupo, são amigos
próximos, ou eles próprios. Só aqui em Campinas e região próxima temos o
Oliva e o Cascardo e o Túlio e o Krisman e ... a lista vai embora. Cada
um desses e dos que não citei conseguiria convidar mais meia dúzia pelo
menos, conseguir com certeza pelo menos um ou dois. Teria grade cheia
com certeza. Sem muito esforço.

E outra: evento aberto se faz com CFP. Assim não depende apenas de
convidar os amigos e conhecidos e acabar tendo um evento de panelinha. E
sim deixar aberto para receber contribuições de qualquer um. Muita gente
nova aparece em CFPs e isso só trás benefícios para os eventos.

Numa próxima oportunidade, não deixe de nos procurar nesse assunto.
Muitos aqui já organizaram eventos, alguns dezenas e até muitas dezenas.
Não sei não se 100+. Muitos aqui já palestraram dezenas, centenas,
provavelmente até muitas centenas. Perdemos uma ótima oportunidade por
falta de comunicação apenas.

Vocês poderiam ter ajudado. No entanto, como as discussões entre
o LP-SP só acontecem por email e a reunião das pessoas interessadas
só acontece por telegram/jisti, não tem como os dois grupos se
comunicarem se nenhum dos dois quer usar o meio de comunicação
do outro. Eu poderia ficar dando uma de mensageira, mas
eu claramente não tenho tempo.

Uma estudante veio até mim interessada em fazer o evento. Dei meu
apoio, mencionei o LP, o pessoal não se interessou.

Paciência.

> Além disso, não
> queríamos fazer o evento na Unicamp e para alunos da Unicamp, pois
> a ideia maior é atingir o grande público.

O LHC foi sugerido, Metrocamp foi sugerida, e daria pra sugerir n
outros. Acredito que as pessoas que se ofereceram para entrar em contato
com esses lugares não foram contactadas, certo? Mais falta de comunicação.

Eu gostaria de fazer no LHC, mas novamente, só haviam alunos da
Unicamp organizando (aka CC2015) e argumento foi que muito
provavelmente o pessoal da Unicamp não sairia de Barão pro evento.

Lembrando novamente que pessoas interessadas em SL iriam
independente de onde fosse. Pessoas não interessadas só iriam se
fosse conveniente.

Quem quer que seja que ofereceu LHC e Metrocamp, pode entrar em contato
e se pronunciar sobre a possibilidade de fazer o evento nesses lugares?
Se você estiver lendo e tiver outras opções, entre em contato e avise na
lista também. Devemos sim atingir mais público, mas não dá pra deixar de
fazer o evento por falta de espaço. Fazemos até em algum gramado na
Unicamp (onde dá pra fazer até meio que sem autorização) se for necessário.

Adoraria que o evento acontecesse independente do pessoal da
Unicamp. É mais fácil montar um evento quando se tem em mente
pessoas já interessadas no tópico.

> Entretanto, como já foi dito aqui mesmo na lista - e quero que saibam
> que os tópicos levantados aqui foram levados para discussão - se a ideia
> é atingir o grande público, é necessário muita divulgação e muitos
> recursos.

Na necessidade de divulgação, ninguém vai discordar, mas acredito que
com esforço a gente consegue espalhar a notícia para muita gente.
Conseguir reportagens em TV hoje em dia está bem fácil (eu mandei duas
sugestões de pauta no último mês e ambas viraram notícia no jornal do
almoço, em emissoras diferente). Divulgação em listas, muito fácil.
Vocês que usam coisas não-livres, como Telegram, Whatsapp, Facebook, tem
outro alcance (apesar que a gente talvez não queira usar essas
ferramentas. Ao menos não com o devido cuidado). Estamos em 2017.
Divulgação não deveria ser tão difícil assim mais. E IMHO não é. É só
procurar nos lugares certos.

Recursos === tempo? Basta unir gente suficiente. Talvez essa falta de
comunicação tenha causado essa impressão. Ainda dá tempo. Mesmo se for
só a gente do LP-BR-SP.

O nosso problema é falta de tempo e pessoal. Divulgar só pelo
facebook/telegram tem muito alcance para saberem que o evento
existe, mas não para convencer o pessoal a ir. Durante o último ano
nós temos tentado visitar as faculdades/colégios técnicos da
região pra construir um relacionamento com eles.

Normalmente, o que a gente faz é uma visita, uma palestra bem
básica sobre o que é software livre e uma longa conversa com a
coordenação e professores.

O problema é que temos poucas pessoas que podem fazer essas
palestras e chamar os estudantes. Nós sempre contamos também
com o apoio do Encripta pra mão de obra, mas estão todos
igualmente ocupados.

E sim, com certeza foi falta de comunicação (como descrito acima).

Recursos === dinheiro? Não estamos pensando numa conferência com pompa,
estamos? A ideia é ser algo intimista inclusive. Já botamos dinheiro do
bolso pra comprar umas guloseimas, alugar cadeiras, e no final fizemos
uma vaquinha. Não lembro se pagou quem botou do bolso, mas ainda assim
todo mundo saiu feliz. Dinheiro definitivamente não é problema para um SFD.

Não é. São Carlos inclusive conseguiu patrocínio (parabéns pra eles!)

> Mais até do que nos dipomos para o tempo que tínhamos.
> Decidimos então focar em eventos que fossem mais fáceis de atrair
> novas pessoas [0] (página em desenvolvimento).

Decisão de vocês, ninguém pode reclamar de nada. E boa sorte com esse
evento! Parece interessante. Se minha agenda permitir, eu talvez
apareça. Nunca fiz um jogo inteiro, só partes, e toparia emprestar um
tempo para fazer mais partes. É divertido, e me divertir é algo que
estou definitivamente autorizado a fazer :)

Compareça! A nossa ideia é estimular a discussão sobre SL de uma
maneira bem fácil pro pessoal de jogos. Tivemos a experiência de
palestrar na Metrocamp há alguns meses e percebemos que se
não fizemos algo "atrativo" na linha de um evento de jogos, é difícil
prender a atenção das pessoas. :P

> Tentei também participar da organização da SFD [1] de São Carlos,
> mas novamente por falta de tempo não consegui ajudar muito. Podem
> entrar em contato com o Rafael Beraldo (está na lista) sobre isso.

Rafael, se está aqui mesmo (nunca vi, mas estive longe da lista por
muito tempo), lance algo na lista sobre o evento. Quem sabe você não
consegue ajuda de libreplanetários?

> Sobre o Telegram:
>
> Essa é uma discussão longa e não quero entrar muito nisso. No entanto,
> acho justo expor o meu ponto e o motivo pelo qual não vou forçar as
> discussões a acontecerem aqui - deixando claro também que as pessoas
> do grupo foram convidadas a participar da lista.

Bom. Eu gostaria de saber o motivo delas. Podemos facilitar a barreira
de entrada, ou utilizar outras coisas como disse antes. É só uma questão
de comunicação.

Sim. Seria maravilhoso (:

> [...]
> a ideologia à pessoas que não conhecem. Essas pessoas, em sua maioria,
> ou não sabem muito sobre computação ou só não querem se dar ao
> trabalho de aprender uma nova tecnologia ou instalar um programa novo.
> Isso não deveria ser um impeditivo para que a discussão ocorra.
>
> Obrigar uma discussão a acontecer numa lista como essa significa deixar
> de fora grande parte das pessoas que, apesar de terem interesse em
> conhecer um pouco mais sobre SL, são puramente iniciantes e curiosos.
> Iniciantes esses que podem vir a usar toda stack livre no futuro, dado

Isso não é um argumento válido, IMHO, pelo menos pro uso da lista para a
organização. Acredito que e-mail e listas de e-mail não sejam "nova
tecnologia"s e nem necessitem "instalar um programa novo". Como um
exemplo concreto, AFAIK a Unicamp ainda dá uma conta de e-mail pra cada
aluno ao se matricular e os alunos são meio que obrigados a ficar
atentos a esses e-mails sobre alguns avisos internos.

Ninguém usa email.

AFAIK o pessoal direciona os emails da Unicamp pra SPAM.
O meio de comunicação mais popular hoje são mensagens
instantâneas e é mais fácil convencer as pessoas a não usarem
WhatsApp e escolherem Telegram do que a usarem lista de email.

Não é perfeito, mas é um pequeno passo. Temos 45 pessoas
no grupo de telegram do LivreCamp, 51 pessoas no grupo do
SancaLUG e 125 (!!) no grupo do Encripta (e esse último tava
tentando usar Signal por um tempo).

Normalmente, essas pessoas são as que a gente consegue 'capturar'
nos Installfests. Como o Telegram é muito próximo do Whatsapp
e ainda tem integração com GIFs de gatinhos, fica bem fácil.

E bem, estamos falando dos organizadores, não do público alvo. Não
queremos forçar ninguém a fazer nada que não quer. Só estou tentando
entender porque organizadores de um evento de SL se negariam a entrar
pra uma lista de e-mails. Não quero causar confusão, apenas entender os
motivos, para podermos trabalhar em cima disso. Sugerimos a lista por
ter certeza que não seria uma barreira de entrada, e com certeza foi.
Queremos que não exista barreira.

Fico feliz de ouvir isso (:

O pessoal que quer ajudar a organizar os eventos são novatos. São
as pessoas que conseguimos cativar  nos Installfests, que simpatizam,
e que gostariam de ajudar com o que puderem. Não são pessoas
totalmente imersas na cultura de SL. São pessoas que, dado o tempo
e debates, conseguimos desenvolver.

Então respondendo a sua pergunta: Organizadores de um evento de
SL não gostariam de entrar pra uma lista de email porque eles não
estão acostumados com listas de emails.

> Vejo o uso do Telegram e de outros meios de comunicação (usamos
> o Facebook para divulgar os eventos para o grande público, por exempo)
> como uma maneira de reduzir barreiras de informação.

Vou pular essa discussão porque já discutimos muito isso no grupo, e uma
boa parte dos membros do LP-BR certamente tem uma posição clara contra o
uso dessas ferramentas. Pra você saber, como um exemplo, a FSF mantém
uma conta no twitter, usando mais ou menos os mesmos argumentos que você
acabou de usar, e alguns de nós fomos contra a FSF nesse sentido. E
acredito que os envolvidos fariam tudo de novo, porque nada melhorou
nesse tempo, pelo contrário.

Tudo bem. Não quero convencer ninguém de nada (:

> Resumidamente: os membros desse grupo já sabem o que é Software
> Livre, então um evento entre os membros daqui teria uma discussão mais
> profunda. O meu interesse é levar o básico para quem não sabe nada.

Acho que estamos todos na mesma página nesse sentido. Há discussões de
todos os níveis pra acontecer nesses eventos, e eu acredito que temos
que abraçar todas. É difícil nos reunirmos, então vale a pena
discutirmos entre nós. Mas é mais difícil ainda reunir quem não conhece
nada de software livre, então não podemos perder a oportunidade de
plantar a semente.

Concordo plenamente.

> Dito isso, o ideal seria levar o pessoal daqui para discutir lá, caso o
> objetivo
> de todos esteja alinhado. (:

Desculpe te desapontar, mas acredito que para a maioria de nós, isso não
vai acontecer. Telegram tem sérios problemas, e a maioria de nós aqui
não vai aderir a uma tecnologia desrespeitosa apenas porque outras
pessoas se opõe a usar outra coisa. Certamente vai rolar um gap entre os
grupos por falta de comunicação, que sugiro que seja resolvido por
pontes humanas: se algo relevante acontecer aqui, levem pra lá. Se algo
relevante acontecer lá, tragam pra cá. Pra mim, é a única saída viável
enquanto não resolvemos o impasse.

Não está me desapontando. No entanto, não posso ficar de ponte
humana entre os grupos. Posso atualizar a lista de vez enquando,
mas nós fazemos reuniões quase 2 vezes por mês e muitas vezes
envolvendo outros grupos (esse evento, por exemplo, vai envolver o
Gamux; faremos um em novembro com o PyLadies).

Não importa como, esse evento vai sair. Por favor, todos que puderem
contribuir de qualquer forma, responsam à chamada no início do e-mail.
Temos força o suficiente para organizar isso. E acredito que até
consigamos alguns livrecampers (?) pra nos ajudar, se começarmos a nos
mexer. Precisamos de alguma energia para sair da inércia, mas depois que
ganharmos momento, fica fácil fazer esse evento andar.

Me disponho a ajudar no que precisarem. (:

--
Ricardo Panaggio