Re: [lp-br-sp] Comunicação com LivreCamp via Matrix

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] Comunicação com LivreCamp via Matrix
Date: Mon, 9 Oct 2017 09:41:55 -0300

On Mon, Oct 09, 2017 at 09:35:23AM -0300, Ricardo Panaggio wrote:
> Eu provavelmente sou a pior pessoa para começar essa discussão, mas vou
> começar ainda assim. Digamos que é uma maneira de tentar remediar o que
> eu fiz de errado no passado recente. E acredito que não seja uma ideia ruim.
>
> Além disso, temos a oportunidade de usar uma ferramenta nova e que
> precisamos dar mais valor. Certamente Matrix vai virar um grande amigo
> nosso para manter comunicação com outros grupos, que fazem opções
> incompatíveis com as nossas. É uma alternativa para a atual não
> comunicação que existe entre os grupos, e provavelmente pode ser o
> [...]

Instalei o matrix-synapse no meu servidor, para testes. Uma das
intenções é tentar integrar com Telegram e IRC. Ainda estou nos
primeiros passos, e poderia documentar para implantarmos no servidor do
LP-BR no futuro. Sei que o Sergio também instalou, mas não sei se foi no
servidor dele ou do LP-BR.

Essa integração talvez ajudasse no caso do Serenata de Amor, e outras
comunidades também.

Sinceramente, gostaria de ver mais diversidade no ecossistema Matrix,
tanto em implementações de clientes (TUI, minha preferência), quanto
servidores (vou fazer alguns experimentos em Perl). E, principalmente,
no número de servidores ou super-nós. Só o matrix.org não vai dar conta
do recado. Quanto mais distribuído, melhor.

Bora participar da construção desse ecossistema, para que tenha mesmo
características que valorizamos, e bombar seu efeito de rede.

Abraços.