Re: [LibrePlanet-BR] Grupo no riot.im

From: Lunovox Heavenfinder
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Grupo no riot.im
Date: Tue, 23 May 2017 13:56:46 -0300

Não acho que nós (velha geração) estamos espalhando que esses serviços não são úteis para as novas gerações. São as novas gerações que estão dizendo que não querem mais usar listas de emails (por exemplo). E aí? Se exclui as novas gerações? Mudamos nós? Ou tentamos conciliar as duas formas para atender aos dois públicos?
Confesso que eu nunca usei "Grupo de Emails" para me comunicar em comunidade.
A primeira vez que fiz isso foi neste grupo do LibrePlanet.
Antes eu sempre usava Fóruns, Redes Sociais, ou WebChats.

Para quem gosta de um WebChat que tenha o recurso de "Histórico de Conversação em Grupo" eu recomendo o XMPP. Entretanto, no XMPP o histórico só fica reservado caso o usuário esteja conectado (mesmo que longe do teclado) para receber as mensagens em tempo-real. Caso a internet lhe falte no momento da discussão não receberá o histórico do momento em que esteve offline.

Receber histórico de conversação mesmo nos momento em que esteve offline é uma das vantagens da Grupo de Emails.

Não conheço o "riot.im" por isso não sei opinar sobre ele.

O que sei sobre o "Ring" é que ele possui o "Histórico de Conversação em Grupo" (mesmo que o usuário esteja offline no momento). Entretanto, ele possui muitos bugs (pelo menos na versão que testei). Talvez por isso não gostei dele. Confesso que já faz muitos meses que desinstalei e por isso não usei mais o Ring. Então, não sei mais se vale a pena usá-lo (ou não) para administrar grupos de discussões.

Eu até gosto e uso o ToxChat. Mas, infelizmente ele não possui o "Histórico de Conversação em Grupo" para usuários estejam offline no momento.

Concluindo...

Minha opinião leiga é que: a menos que o Ring tenha consertado seus bugs ou que esse Riot seja muito bom, sugiro que continuemos com o grupo de emails por falta de algo que contenha recursos melhores para "Histórico de Conversação em Grupo" entre usuários estejam offline no momento da discussão.

Talvez um fórum seja a maneira mais organizada para isso?

--

IkVzdGFtb3MgZGVpeGFuZG8gcGFyYSBvcyBub3NzbyBkZXNjZW5kZW50ZXMgdHVkbyBhcXVpbG8gcXVlIG9zIG5vc3NvcyBhbnRlcGFzc2Fkb3Mgbm9zIGRlaXhhcmFtIHBhcmEgcmVzb2x2ZXIsIHNlbSBwZXJjZWJlciBxdWUgbyBwYXNzYXIgZG8gdGVtcG8gbm9zIGRlaXhhIG1haXMgcHLDs3hpbW8gZG8gaW1wb3Nzw612ZWwgc29sdWNpb25hci4i
— by Lunovox Heavenfinder