Re: [LibrePlanet-BR] Divulgação?

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Divulgação?
Date: Fri, 09 Jun 2017 15:13:31 -0300

Sobre o tema da reunião, iremos discutir os desafios de
representatividade do movimento através de organizações (formalmente
falando) e através de ações voluntárias e individuais, e como poderiamos
fazer para que, determinados voluntários, de acordo com a necessidade,
consigam certo apoio das organizações representantes do movimento no
Brasil, o que é especialmente necessário quando se fala de eventos com
coordenação/organização totalmente voluntária e sem organização formal
administrando o evento em si, como é o caso do FLISoL, que a saber cobre
a América Latina toda (não apenas o Brasil).

Meses atrás, em uma lista de discussão sobre o movimento aqui no Brasil
(não me lembro se foi na de organização do FISL, ou na do PSL Brasil),
foi observado que uma das organizações poderia atuar como "expedidora"
de documentação necessária para comprovar as intenções de voluntários em
prol do movimento caso estes precisem de tal documentação para
conseguir, por exemplo, espaços públicos para realização de eventos.

Porém, ASL e FSFLA possuem áreas de atuação diferentes (a primeira atua
no Brasil; a outra, na América Latina), estatutos e constituições
diferentes (com terminologias diferentes), e forma diferente de
organizar as ações (pelo menos sobre a segunda, sabe-se que é adocrática
e com democracia baseada em consenso --- segundo a constituição da
FSFLA, decisões por maioria dos votos ainda podem ser feitas, mas deve
ser usado o método Condorset, e o chamador/requerente da votação vota
por último e apenas se houver empate, dentre outras especificidades).

Felizmente, segundo a constituição da FSFLA, os membros do conselho
podem decidir por estabelecer organizações formais para atuar em favor
da FSFLA, mas o conselho fica responsável por estabelecer mecanismos
para assegurar que estes "braços jurídicos" estejam em conformidade,
como forma de administrar a qualidade do produto/resultado (/e.g./:
bens, serviços, ações em geral, comunicação).

Recentemente, um dos membros do conselho da FSFLA me sugeriu para fazer
parte do conselho. Logicamente, ele me comunicou sobre a ação --- e
agradeci pela indicação ---, mas o processo é agora discutido em lista
de discussão com histórico/arquivos privados para inscritos, a qual
ainda não me inscrevi (e não sei se posso me inscrever, pois não sou
membro do conselho).

Sobre o Riot, sim ele é um cliente para a rede Matrix. Eu não tive a
chance de analisar esta, então não sei se ela pode ser visitada via
navegador de Internet, mas em caso positivo, deve-se observar se ao
visitante da rede é entregue apenas /software/ livre via JavaScript ---
quando tal linguagem for utilizada pelo /site/ ---. dentre outras
problemáticas comuns.