libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] [RFC] Mudar de servidor sem ter tudo pronto no Ansi

From: Daniel Pimentel
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] [RFC] Mudar de servidor sem ter tudo pronto no Ansible
Date: Fri, 30 Jun 2017 11:33:12 -0300

Bem legal a ideia!

Contribuo para o GuixSD a um tempo e posso contribuir se necessário ;)

---
Daniel Pimentel (d4n1)

On 2017-06-30 09:55, Adonay Felipe Nogueira wrote:
Eu não sou desenvolvedor, nem administrador de sistemas, mas gostaria de
sugerir a possibilidade de se usar o gestor de pacotes Guix, ou melhor
ainda: a distribuição GNU+Linux GuixSD.

Para se ter uma ideia: O uso somente do gestor de pacotes Guix
permitiria que vocês atualizem *a maioria* dos pacotes, como usuários de
um hospedeiro hostil ("hostil" no sentido de trancar o
contratante/cliente/usuário da VPS em uma jaula na qual apenas algumas
coisas são possíveis). Mas caso decidam usar o GuixSD em alguma VPS,
seria prudente contatar o time do Guix/GuixSD e os fornecedores de VPS
que selecionaram, para saber quais fornecedores *não são* hostis, e se o
fornecedor do serviço não oferece empecilhos para instalação de
distribuições de sistemas livres apenas com softwares livres.

Eis uma lista de discussões relacionadas (notem que esse assunto de
VPS-e-similares é uma completa desordem pois não há padronização no
fornecimento dos serviços):

- [[http://lists.gnu.org/archive/html/guix-devel/2017-03/msg00676.html]].

  - Parece que o serviço do IN-Berlin é o melhor por ora pois aceita
    imagens QEMU Copy-on-write (qcow, ou sua versão mais atual e
recomendada, qcow2)) diretamente. Outros fornecedores também aceitam
    imagens do tipo ISO. Até onde sei, a diferença entre imagens
    qcow/qcow2 e imagens do tipo ISO, dentre outras desvantagens.

- [[http://lists.gnu.org/archive/html/guix-devel/2017-04/msg00372.html]].

- [[http://lists.gnu.org/archive/html/guix-devel/2017-04/msg00374.html]].

- [[http://lists.gnu.org/archive/html/guix-devel/2017-04/msg00634.html]].

Respeitosamente, Adonay.
--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com