[LibrePlanet-BR] Relato

From: Dausacker
Subject: [LibrePlanet-BR] Relato
Date: Mon, 14 Aug 2017 20:09:06 -0300

Buenas, pessoal!

Socializo aqui com vocês um fato ocorrido:

Recebi ontem por e-mail a rejeição de minha contribuição com a palestra
"Trisquel GNU/Linux: Uma distribuição 100% Livre" no evento DLS (Dia da
Liberdade de Software) 2018, na Universidade Feevale em Novo Hamburgo/RS.

A justificativa foi que, segundo a organização do evento, o foco deste
evento seriam palestras relacionadas a desenvolvimento e segurança e que
esse ano farão apenas uma trilha, em virtude das baixas presenças no
eventos anteriores.

Que pena esta decisão do grupo em focalizar somente nestes dois temas,
pois usuários novatos e interessados em conhecer o Movimento Software
Livre estão desta forma sendo esquecidos.

Estes dois focos, embora muito interessantes e essenciais, fogem a
compreensão inicial dos usuários de informática leigos que provavelmente
não terão interesse de participar do evento por considerá-lo "muito
técnico" e direcionando este evento aos usuários mais técnicos.

Entendo que a não realização de palestras para leigos os excluam deste
empoderamento tão importante que é a socialização do alicerce do
Movimento Software Livre e a importância de usarmos distribuições que
nos respeitam.

Como o nome do evento é "Dia da Liberdade de Software", seria coerente
sensibilizar os usuários a importância filosófica em procurar utilizar
uma distribuição 100% livre como era o caso da minha submissão de
palestra que abordaria Trisquel.

Desde 2014 tenho colaborado com os eventos do grupo Software Livre VS na
Feevale (DLS e FLISOL) e esta é a primeira vez que tenho negada minha
contribuição.

Situação semelhante ocorreu num evento do grupo Tchelinux aqui em minha
região, onde também foi refugado este tema.

Quiçá as palestras que serão ministradas neste evento sejam coerentes
com o nome deste.

E viva o Movimento Software Livre!