Re: [LibrePlanet-BR] Relato

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Relato
Date: Tue, 22 Aug 2017 09:24:58 -0300

Colocaremos em prática um método de decisão sim. Baseado no resultado da
votação em vigor. :)

Sobre denunciar pessoas: Discordo do ato de "denunciar", mas concordo
com o ato de "argumentar de modo a avisar sobre algo, desde que com
provas". Eu pessoalmente, por estar envolvido em diversos grupos de ação
tanto com foco em desenvolvimento, quanto com foco em ativismo em si,
digo isto pois nem todos os participantes podem ser considerados
conhecedores das mesmas motivações que tenho por estar em determinado
grupo, mesmo naqueles grupos que envolve "software livre" no nome ou nos
objetivos.

Tantas e tantas vezes os participantes deste grupo me viram em outros
grupos, fazendo uso de referências para embasar minha argumentação
(incluindo referências à arquivos de listas de discussão/e-mail
públicas, :) ).

O objetivo do grupo LibrePlanet Brasil, segundo sua missão/introdução e
segundo o Code of Conduct (código de conduta) que o grupo respeita é
promover o ativismo, incluindo conscientização/educação, divulgação,
exigência e fomento do software livre e de seus verdadeiros objetivos,
de forma prioritária. Tendo isso em mente, e segundo a seção "Advocate
Freedom" do "Code of Conduct", Isso quer dizer que tudo que é feito pelo
grupo, em nome do grupo, deve estar alinhado ao movimento do software
livre. Nesse sentido, algumas pessoas conseguem incorporar todos os
aspectos do movimento (não apenas as ações) na vida pessoal, mas outras,
por diversos motivos (incluindo seu alinhamento em prol do "código
aberto", seja este consciente ou não), podem não conseguir fazê-lo com
tamanha eficiência como os primeiros fazem. Isso não quer dizer que
tenhamos que ser hostis usando de ataques pessoais, mas sim que temos
que argumentar, usando de referências em prol do movimento, para que as
ações *em nome do grupo* (ou envolvendo/promovendo o nome deste) estejam
alinhadas.

--
- [[https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno]]
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com