Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conf

From: Gabriel Krisman Bertazi
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conference Brazil
Date: Wed, 06 Sep 2017 15:54:55 -0300

adfeno> Concordo com o Panaggio! :)
adfeno>
adfeno> Poderiam trocar para nomes como:
adfeno>
adfeno> - Free/Libre Software Developer Conference Brazil.
adfeno>
adfeno> - LibreDev Conference Brazil.

Não!  A ideia da conferência não é discutir Software Livre. é uma
conferência técnica voltada a ferramentas de sistema da plataforma
Linux.

"O escopo da Linux Developer Conference Brazil engloba o desenvolvimento
 upstream de projetos como Linux Kernel, systemd, containers, wayland,
 Gstreamer, gcc, llvm, MESA, gdb, bootloaders, qemu, kvm, ChromeOS,
 tracing, segurança ou qualquer outro componente low level do mundo
 Linux."

Pedantismo por pedantismo, o nome Livre nem seria realmente adequado
nesse contexto, dado o escopo maior no ambito técnico, deveria chamar,
no mínimo, Open Source whatever.  Mas, honestamente, precisamos diminuir
a importância que damos a uma nomenclatura tão limitada quanto a que
queremos substituir, e não aumentá-la com definições longas e
repetitivas.

adfeno> Como nota, penso ser necessário esclarecer por quais motivos os
adfeno> seguintes termos podem não ser adequados:

E não tem absolutamente nada de errado com a ideia do evento.  O Padovan
está propondo uma conferência técnica sobre código aberto de forma a
reunir a comunidade de hackers sob um mesmo teto.  Essa é uma excelente
iniciativa que beneficia tanto a comunidade técnica quanto o mundo
Livre.  Kudos para ele e para aquele grupo por estar organizando isso.
De fato, nem o Padovan, nem nenhuma outra pessoa tem obrigação alguma
com a ideologia do Software Livre, mas ainda assim, conhecendo o
trabalho dele pessoalmente, ele é sim um defensor de liberdade de
software e um contribuidor *voluntário* bastante ativo de projetos
realmente livres.

panaggio> Eu não teria ido tão fundo.
panaggio>
panaggio> Meu e-mail foi mais uma piada interna da época da formação do
LP-BR-SP,
panaggio> com dissidente do GPSL (que nós carinhosamente apelidamos de GPOS).

Não querendo ser extremamente azedo, por mais que alguns nomes sejam
reconhecidos antigos membros do GPSL, como eu e você também o somos, e
salvo engano essa conferência não tem dedo nenhum do GPSL.  É uma
iniciativa do Pao, que reuniu um grupo de hackers locais para
organizar.  E novamente, nem ele nem ninguém tem obrigação alguma com a
ideologia do Software Livre.

Se alguém quiser trazer o tópico de liberdade de software para dentro do
evento, imagino que eles adorariam receber uma proposta sobre o estado
atual dos navegadores em relação a problemas técnicos de liberdade de
software e a liberdade na web, bem como potenciais soluções e
alternativas livres, como discutido na outra thread.  Definitivamente
seria uma palestra que eu gostaria de ver.

panaggio> Não me espanta que os organizadores não tenham chamado ninguém do
LP-BR,
panaggio> já que há muito em Campinas e região, para tocar conjuntamente
panaggio> o evento.

Apenas para corrigir a informação, eu fui um dos convidados para
contribuir na organização do evento bem no início das discussões, certo
que não só pelo meu papel no LP, mas recusei por falta de tempo.  Eu
ainda conto como um membro do LibrePlanet, certo? :)

panaggio> Com certeza não era do interesse transformar o evento em um debate
maior
panaggio> do que apenas técnico, como o CFP deixa bem claro IMO.

Concordo. Mas isso não impede que palestras que discutam problemas
técnicos relacionados a liberdade de software sejam aceitas.  O que você
acha de mandar a proposta sobre navegadores acima?

panaggio> Triste ver que o GPOS não mudou em nada.

Não é o GPSL.

Agora, se queremos tanto um evento de software livre em Campinas, mais
um Setembro chegou.  O SFD está mais uma vez aí na porta e Campinas não
tem nenhum evento registrado no site. De novo.  E aí, alguém vai se
movimentar para fazer o evento que tanto queremos que aconteça?

--
Gabriel Krisman Bertazi