libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conf

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conference Brazil
Date: Thu, 7 Sep 2017 12:45:51 -0300

On 06/09/17 03:54 PM, Gabriel Krisman Bertazi wrote:
> Não!  A ideia da conferência não é discutir Software Livre. é uma
> conferência técnica voltada a ferramentas de sistema da plataforma
> Linux.
>
> "O escopo da Linux Developer Conference Brazil engloba o desenvolvimento
>  upstream de projetos como Linux Kernel, systemd, containers, wayland,
>  Gstreamer, gcc, llvm, MESA, gdb, bootloaders, qemu, kvm, ChromeOS,
>  tracing, segurança ou qualquer outro componente low level do mundo
>  Linux."

Eu não sou de baixo nível como vários aqui, mas acho que a "plataforma
Linux" é ou o kernel, ou um monte de coisa em volta. Se fosse só o
kernel, eu ficaria quieto. Como não é, eu acho que caberia um nome mais
apropriado.

> Pedantismo por pedantismo, o nome Livre nem seria realmente adequado
> nesse contexto, dado o escopo maior no ambito técnico, deveria chamar,
> no mínimo, Open Source whatever.  Mas, honestamente, precisamos diminuir
> a importância que damos a uma nomenclatura tão limitada quanto a que
> queremos substituir, e não aumentá-la com definições longas e
> repetitivas.

Não foi meu objetivo. Eu também concordo com não entrar em mais tretas
por essas coisas, mas como o assunto foi anunciado, preferi me
manifestar de maneira mínima, que achei necessária. Vejo que eu criei
uma bola de neve, e de novo, peço desculpas por isso.

> [...]
> panaggio>
> panaggio> Meu e-mail foi mais uma piada interna da época da formação do
> LP-BR-SP,
> panaggio> com dissidente do GPSL (que nós carinhosamente apelidamos de GPOS).
>
> Não querendo ser extremamente azedo, por mais que alguns nomes sejam
> reconhecidos antigos membros do GPSL, como eu e você também o somos, e
> salvo engano essa conferência não tem dedo nenhum do GPSL.  É uma
> iniciativa do Pao, que reuniu um grupo de hackers locais para
> organizar.  E novamente, nem ele nem ninguém tem obrigação alguma com a

Eu conheço o Pão a muito tempo, muito mais tempo que a maioria aqui e no
GPSL (ele foi meu bixo no colégio técnico IIRC), e confirmo o que você
está dizendo. Pelo anúncio, não parecia algo feito tão centradamente
pelo Pão. Parecia, como disse, pelo anúncio, algo feito pelo GPSL. Deve
ser o jeito do Pão de tentar reviver o quase falecido grupo, coisa que
sei que ele está tentando fazer faz um tempo.

> Se alguém quiser trazer o tópico de liberdade de software para dentro do
> evento, imagino que eles adorariam receber uma proposta sobre o estado
> atual dos navegadores em relação a problemas técnicos de liberdade de
> software e a liberdade na web, bem como potenciais soluções e
> alternativas livres, como discutido na outra thread.  Definitivamente
> seria uma palestra que eu gostaria de ver.

Pelo CFP, isso não parece estar muito na pauta. Eles estão pedindo
coisas bem low level, e apesar de dar pra dar uma cara low level pra
essas discussão, ela é mais para uma conferência de aplicativos gráficos
do universo livre ou para uma conferência de web do que low level. Posso
estar enganado. Na verdade, ficaria feliz de estar enganado.

> panaggio> Não me espanta que os organizadores não tenham chamado ninguém do
> LP-BR,
> panaggio> já que há muito em Campinas e região, para tocar conjuntamente
> panaggio> o evento.
>
> Apenas para corrigir a informação, eu fui um dos convidados para
> contribuir na organização do evento bem no início das discussões, certo
> que não só pelo meu papel no LP, mas recusei por falta de tempo.  Eu
> ainda conto como um membro do LibrePlanet, certo? :)

Mais uma vez, desculpem pela ignorância. Li o nome GPSL, alguns nomes
que são o core do GPSL, não vi ninguém daqui, e atirei sem perguntar
antes. Erro comum, mas não perdoável facilmente. Mais um pedido de
desculpas a ser feito.

> panaggio> Com certeza não era do interesse transformar o evento em um debate
> maior
> panaggio> do que apenas técnico, como o CFP deixa bem claro IMO.
>
> Concordo. Mas isso não impede que palestras que discutam problemas
> técnicos relacionados a liberdade de software sejam aceitas.  O que você
> acha de mandar a proposta sobre navegadores acima?

Como disse, só com confirmação de que o assunto estaria em pauta. E
mesmo assim, eu talvez não esteja pronto tecnicamente (por estar longe
de baixo nível a tanto tempo) nem em outras áreas (não quero me expor,
mas você e mais alguns sabem do que estou falando) para palestrar ainda.

> panaggio> Triste ver que o GPOS não mudou em nada.
>
> Não é o GPSL.

Agora que sei, retiro o que disse. Esse evento é a cara do Pão. Não sei
como não apareceram alguns dos componentes do Linux que ele trabalhou
por anos (stack bt, por exemplo) na lista de assuntos. Acho que ele não
quis puxar sardinha, o que até é bom.

> Agora, se queremos tanto um evento de software livre em Campinas, mais
> um Setembro chegou.  O SFD está mais uma vez aí na porta e Campinas não
> tem nenhum evento registrado no site. De novo.  E aí, alguém vai se
> movimentar para fazer o evento que tanto queremos que aconteça?

Eu lembro de ter visto agitação sobre no passado recente, e lembro
também de ter me colocado de fora. Vou consultar se devo ou não me
envolver, e em caso de resposta positiva, eu puxo o evento. Mas
recomendaria que alguém que não precisasse de autorização e com vontade
de oferecesse tão antes quanto possível.

Numa coisa o Krisman está mais que certo: apontar o dedo é sempre muito
fácil e muita vezes não agrega nada, mas arregaçar as mangas quase
ninguém quer, e isso dá resultado. Então fica o convite do Krisman e meu
pra sair um SFD esse ano. Acredito que consigamos inclusive ir no barco
do "Linux Developer Conference Brazil" e reaproveitar espaço (IC), algum
apoio (Islene, talvez o próprio GPSL ou seus integrantes que estejam
organizando esse evento), ...

Talvez esteja na hora de colocar as diferenças de lado e tentar unir
esforços para fazer com que os dois grupos, diferentes como são, possam
trabalhar juntos quando necessário. Eu sei que fui o primeiro a
arremessar a pedra dessa vez, e estou me prontificando aqui a fazer os
primeiros socorros no atingido e propor trégua de uma vez. Um grupo não
elimina o outro, nem concorre. Não estou propondo uma fusão, longe
disso, só estou sugerindo que a união faz açúcar.

--
Ricardo Panaggio