libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conf

From: Gabriel F. T. Gomes
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conference Brazil
Date: Thu, 14 Sep 2017 23:40:22 -0300

On Thu, 14 Sep 2017 21:36:38 -0300
Gabriel Krisman Bertazi <address@hidden> wrote:

>Acho que apontar o dedo pra nova geração também não é tão simples.
>Precisamos entender o que levou eles a migrarem de plataforma em
>primeiro lugar.  O e-mail não corresponde mais a forma instantânea
>deles se comunicarem?  algo mais Micro-blogging ou visual funcionaria
>melhor?

Eu estava pensando sobre isso outro dia na hora que eu cheguei em casa.
Talvez eu ainda goste de email, porque ele me lembra um pouco o correio.
Eu chego em casa, ligo o computador, leio os emails e respondo eles.  Eu
não estou com pressa quando eu to fazendo isso.
(Não tive pressa pra ler essa thread e responder esse email)

>Por mais que e-mail tenha seus benefícios de federação, também está
>longe de ser o protocolo ideal para comunicação online.  Bottom-posting
>não é algo natural, mas um protocolo informal e aprendido que se perde
>no gap geracional.  Então, não é surpresa que as pessoas que chegam não
>entendam/gostem desse procedimento.

Pra mim, bottom-posting é, relativamente, tão trabalhoso quanto escrever
um carta resposta.  Eu preciso sentar a bunda na cadeira e escrever.

>Se queremos atrai-los para ferramentas livres, precisamos entender o
>que eles valorizam.  O objetivo da ferramenta de comunicação é apenas
>comunicação.

To chutando forte aqui, mas vai ver a galera tá mais a fim de receber a
informação em pequenos blocos (mesmo porque tem uma galera que tá
sempre conectado, né? (nos 3g/4g da vida) e no celular eu acho bem mais
massa quando recebo uma mensaginha pequena que dá pra responder
rapidão).

Nunca vi textão enviado pelo celular.

>precisamos do nosso mea-culpa de não ter inovado e resolvido esses
>problemas antes.

Não! Podemos botar a culpa n*s professor*s de redação que não deixaram
a galera nova motivada a fazer textão.

PS: Não levem meu email a sério demais...  É divagação noturna.