libreplanet-br

[LibrePlanet-BR] Grupo XMPP+OMEMO do LibrePlanet-BR

From: Ricardo Panaggio
Subject: [LibrePlanet-BR] Grupo XMPP+OMEMO do LibrePlanet-BR
Date: Wed, 4 Oct 2017 11:12:52 -0300

Olá,

TL;DR abaixo. Busque por TL;DR.

Eu já estou com vontade de fazer propostas desse tipo faz tempo, mas
depois de conversar com vários membros separadamente, vi que talvez a
melhor forma de resolver alguns problemas é tropeçar neles ao invés de
contorná-los.

Existe uma tendência grande de nós sugerirmos para usuários de
Telegram/Whatsapp/... que usem IRC ou XMPP. Mas IRC não vai ser
satisfatório para eles, e para ter o mesmo nível de uso do
Telegram/Whatsapp/..., precisamos de XMPP com OMEMO. Então, pensei muito
com meus botões, e resolvi que talvez a melhor opção, antes de sairmos
oferecendo isso como solução, é ver quão viável essa solução é para
pessoas que não tem o mesmo jogo de cintura técnico que a gente.

Portanto, proponho que tentemos criar um grupo XMPP com OMEMO para o
LibrePlanet-BR. E que instalemos as bibliotecas necessárias para nossos
servidores XMPP para que OMEMO funcione, e no mínimo que reportemos os
bugs que aparecerem para que fique mais fácil para quem for fazer isso
depois.

Quem sabe até não podemos usar esses bugs para dar uma movimentada no
LibreCoce, que foi um projeto praticamente natimorto nosso.

Além disso, poucos clientes segundo[1] suportam OMEMO hoje (pode haver
alguma informação errada abaixo, eu inferi algumas coisas[1-6]):

* Conversations[2] (Android),
* Gajim[3] (GNU/Linux e Windows),
* Pidgin[4] (GNU/Linux, Windows e OS X)
* Pix-Art Messenger[5] (Android)
* Zom[6] (Android e iOS)

o Pix-Art é um fork do Conversations, então deveria funcionar por tabela.

Seria bom testar todos para garantir, e enviar os devidos bugs caso não
esteja funcionando.

Até agora só falei dos clientes. Também precisamos garantir que os
servidores tenham as bibliotecas necessárias, que implementem as XEPs
nas quais o OMEMO é baseado[7]. O servidor que eu uso, Prosody[8],
implementa todas as XEPs, mas eu mesmo não as instalei ainda. Então
talvez escrever sobre a experiência de instalar essas bibliotecas que
implementam as XEPs no seu setup também talvez seja uma boa, para
facilitar a vida de outras pessoas que precisem fazer o mesmo. E
principalmente quem mantém servidores não pessoais de XMPP (o
Libreplanet-BR é um exemplo) deveria confirmar se seus servidor está com
tudo em dia pra poder usar OMEMO.

Para abraçar esse projeto (e também um TL;DR), não tem nada de muito
complicado. Basta:

* instalar um (ou mais) cliente(s) XMPP, se você já não tiver um,
* instalar as bibliotecas para que ele possa usar OMEMO em sua
  totalidade,
* para quem mantém seu próprio servidor (ou mantém um servidor não
  pessoal), instalar as bibliotecas necessárias para que OMEMO possa ser
  usado.
* De preferência, documentar todo o processo (tanto no cliente quanto no
  servidor), para ficar de referência para outras pessoas que encontrem
  os mesmos problemas no futuro e
* Criar um grupo do LibrePlanet-BR no servidor do LP-BR e testar tudo o
  que for possível (envio de imagens, arquivos anexos, ...)
* criar(/resolver?) os bugs que aparecerem no caminho, para garantir que
  nas mais diversas situações, é possível usar XMPP + OMEMO como
  alternativa à Whatsapp/Telegram/...

Vamos comer nossa própria comida de cachorro!

Quem topa?

[1]: https://omemo.top/
[2]: https://conversations.im/
[3]: https://gajim.org/