Re: [LibrePlanet-BR] Grupo XMPP+OMEMO do LibrePlanet-BR

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Grupo XMPP+OMEMO do LibrePlanet-BR
Date: Wed, 4 Oct 2017 14:43:22 -0300

On 04/10/17 01:36 PM, pekman wrote:
> Desculpe fugir do tema. O Tox não seria uma alternativa?

O Tox, se eu bem entendi o projeto (acabei de conhecer), é uma
alternativa P2P e nova. Assim como o GNU Ring[1] (Inacessível para mim,
mas o site sempre foi esse) e talvez o Ricochet[2] e o Briar[3] (não
conheço os dois a fundo pra falar com propriedade). Eu tenho preferência
por alternativas P2P, mas sei de várias desvantagens para substituir o
Whatsapp/Telegram/...

* Mensagens não são entregues "instantaneamente" (sempre há um delay,
mas em geral soluções P2P tem um delay bem maior)
* QoS em geral também é bem menor, principalmente para ligações de vídeo
e voz
* Algumas outras coisas menos importantes, que podemos entrar em detalhe
se quiser

A minha ideia aqui é validar a viabilidade de oferecer XMPP + OMEMO para
outras pessoas como uma real alternativa para Whatsapp/Telegram/...

Isso não impede de fazermos o mesmo (sugiro eu posteriormente) com o
Ring e o Tox ou outras coisas. Só acho que hoje XMPP + OMEMO seja uma
alternativa mais provável de dar certo. E mais estável. Eu testei o Ring
recentemente e era quase impossível se comunicar de verdade por ele.
Acabei voltando para o Kontalk para os contatos que tinha no Ring na
época. Não achei nada a respeito de testes de usabilidade ou segurança
ou qualquer outra coisa do Tox. Acho que é um projeto muito novo, e
apesar de merecer que olhemos pra ele, talvez esteja numa posição
inferior na **minha** lista.

E enfim, foi uma escolha, uma sugestão. Se vamos ou não fazer, depende
de massa crítica. Eu instalar tudo e não ter com quem falar, trocar
arquivos, ... não adianta nada.

Se isso der certo, acho que não só podemos como devemos fazer o mesmo
com toda e qualquer alternativa P2P que encontrarmos. É o futuro, IMNSHO.

[1]: https://ring.cx/
[2]: https://ricochet.im/
[3]: https://briarproject.org/

--