Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conf

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] [lp-br-sp] Fwd: [gpsl-unicamp] Linux Developer Conference Brazil
Date: Sun, 08 Oct 2017 11:14:53 -0300

Estive pensando nisso também nesta última semana... principalmente
baseado no que Eben Moglen falou:
<https://media.libreplanet.org/u/libreplanet/m/the-free-software-movement-in-the-age-of-trump/>
(sob CC BY-SA 4.0).

Resumindo, deixo aqui algumas indagações:

Vamos esquecer as maralhavilhas da comunicação distribuída como
prioridades e fazer as descentralizadas/federadas tomarem preferência?
O motivo pelo qual menciono isso é devido ao fato destas serem mais
estáveis e mais "prontas" do que as primeiras. A maioria de nós aqui
já tem Diaspora, GNU Social, Mastodon e Pump.io, e isso é bom. Para
comunicação instantânea podemos usar o XMPP/Jabber. Eu já fiz minha
conta.

Ainda sobre descentralização/federação: Deixemos as pessoas decidirem
seus fornecedores, não podemos fazer como alguns fazem na TV, onde se
recomenda um fornecedor específico para serviço de e-mail. Quanto
maior/mais popular o fornecedor, mais ele vai se sentir tentado a
quebrar ou limitar a federação --- como acontece hoje em dia com os
maiores de e-mail.

Pelo menos no caso dos servidores de Diaspora, sei que existe uma
lista pública em:
<https://wiki.diasporafoundation.org/Choosing_a_pod>, ou em português
brasileiro:
<https://wiki.diasporafoundation.org/Choosing_a_pod/pt-BR>.

No caso do XMPP/Jabber, tem algumas listas de servidores que estão
espalhadas por ai, cito:

- Uma pequena lista em <https://xmpp.org/getting-started/> (na seção
  2, "Create an account").

- <https://list.jabber.at/> (também referenciado no link do item
  anterior).

Porém, um dos desafios destas listas sobre serviços XMPP/Jabber é que
elas não dizem muito sobre as XEPs suportadas. Assim, alguns
fornecedores podem suportar vídeo/áudio --- através das XEPs
relacionadas ao Jingle ---, ou não.

A propósito, deem uma olhada nisso aqui (e notem quem está na tabela de
projetos que usam variantes do XMPP, é uma pena que eu não sei como
fazer comunicação com aquele gigante pois ele usa um XMPP diferente do
padronizado): <https://xmpp.org/uses/instant-messaging.html>.

Logicamente, podemos continuar a desenvolver as comunicações
distribuídas com o tempo, mas a forma desordenada, acelerada e
predatória com que a humanidade está se desenvolvendo não está nos
dando todo o tempo do mundo para fazer explorações todo o dia, tempo
que tinhamos até 2000.

Sobre comportamentos predatórios, agradeço (sarcasticamente) ao
porterismo e aos "darwinistas" econômicos e socials, estes que
observam que a evolução humana só se deu e continuará através da
atitude "inerentemente" egoísta --- apesar da própria obra de Darwin
dizer o contrário.

Também não quer dizer que tenhamos que concordar e trabalhar junto com
os proponentes do código-fonte aberto caso estes decidam ir contra
nossos objetivos. Temos que manter este em foco.

Felizmente, tem gente percebendo que esse comportamento predatório não é
bom, mas eles também estão fazendo uso de computadores e serviços de
comunicação e redes sociais para se organizar, e apesar de saberem que
as coisas estão "apodrecendo", elas ainda não sabem como seus hábitos
relacionados ao uso de tecnologias contribuem para isso, e é nesse ponto
que, segundo Moglen, deveriamos entregar algo que funcione para estas
pessoas.

--
- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com