Re: [LibrePlanet-BR] Grupo XMPP+OMEMO do LibrePlanet-BR

From: Ricardo Panaggio
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Grupo XMPP+OMEMO do LibrePlanet-BR
Date: Thu, 19 Oct 2017 10:25:28 -0200

On 12/10/17 10:55 AM, Adonay Felipe Nogueira wrote:
> Concordo contigo, as comunicações e redes sociais
> descentralizadas/federadas parecem estar melhor estabelecidas e ainda,
> com padrões abertos internacionalmente reconhecíveis em construção (ou
> já aprovados).
>
> Veja um comentário parecido que fiz anteriormente:
> <https://lists.libreplanet.org/archive/html/libreplanet-br/2017-10/msg00021.html>.

Exato, bem lembrado. Esse é um argumento que uso muito, e no meu e-mail
original deixei passar. Não estamos falando de XMPP+OMEMO porque é
legal, é novo. Estamos falando porque é um padrão que existe há muito
tempo (no caso do XMPP) e algo recente que promete revolucionar (e pelos
nossos testes, entrega) a comunicação via XMPP.

> Conforme consta no comentário referenciado, isso não exclui a
> necessidade de desenvolver e contribuir para o GNU Ring e outros
> projetes distribuídos, a diferença é que para o público em geral
> deveria-se recomendar os descentralizados/federados.

Pelo menos num primeiro momento. Acho que o end game vai ser oferecer
comunicação p2p, porque ter um servidor, ou até mesmo uma conta,
"complica" pro usuário comum ("precisa de usuário e senha pra esse XMPP?
Mas WhatsAppp funciona com meu número de telefone, não preciso fazer
nada"). Mas tem um longo caminho até a gente conseguir que essas
alternativas P2P fiquem minimamente próximas do que XMPP+OMEMO oferece hoje.

--
Ricardo Panaggio