libreplanet-br

Re: [LibrePlanet-BR] Alguma dica de formulário de inscrições livre?

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Alguma dica de formulário de inscrições livre?
Date: Fri, 24 Nov 2017 14:51:21 -0200

Eu sei que parece loucura, mas acho mais simples e sem software não
livre o simples requerimento de fazer o seguinte:

- Uma lista com os itens necessários, cada qual com um "nome", dois
  pontos, e uma descrição do que você espera receber dos interessados.

- Coloque a lista + descrição em um local relacionado ao evento, junto
  de uma forma de contato (ou de um endereço na internet que tenha todas
  as formas de contato de uma forma fácil, sem precisar de JS, como uma
  wiki, é o que faço no meu caso, podes ver isto na minha assinatura
  presente no fim desta mensagem), esta última forma é útil pois não
  precisas modificar as informações de contato antigas em todos os
  lugares, basta editar de apenas um local (a não ser que sua própria
  página pessoal mude).

- Para não deixar os interessados esperando, faça um dos seguintes:

  a) Pelo menos no caso do e-mail, podes configurar seu cliente de
     e-mail para responder automaticamente as mensagens com um assunto
     específico, e combine o nome *exato* do assunto com os
     interessados. Eu *não sei* como fazer isso, mas ouvi dizer que é
     possível.

  b) Comprometa-se em responder os interessados assim que você perceber
     que *recebeu* a inscrição deles. Note que trata-se de quando
     recebes, não quer dizer que foi aprovado.

  c) No caso do e-mail, veja se teu fornecedor de e-mails suporta
     "notificação de leitura" (ou seja, respostas/reações ao campo
     "Disposition-Notification-To") e se sim, recomende aos interessados
     para que requiram tal notificação nas mensagens.

Assim, podes coletar os dados necessários sem necessidade destes
formulários online, além de dar mais flexibilidade para receber os
dados.

--
- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com