Re: [LibrePlanet-BR] Versão Android OS que não pertence a Google

From: Adonay Felipe Nogueira
Subject: Re: [LibrePlanet-BR] Versão Android OS que não pertence a Google
Date: Mon, 05 Feb 2018 12:42:58 -0200

Essa realmente é uma novidade para nós. Infelizmente não podemos
responder isso com exatidão justamente pois se trata de uma distribuição
de sistema inteira, e esse tipo de /software/ é tão repleto de
dependências, pacotes e talvez até de membros na comunidade, que é bem
difícil um grupo pequeno avaliar. O mais recomendável continua sendo
entrar em contato com esse projeto e convencer eles a lerem [1] e a
mandarem uma mensagem para o contato que aparece na mesma seção.

Depois de recebida a solicitação, internamente funciona mais ou menos
assim ([2]): os mantenedores do site do projeto GNU fazem o contato e a
avaliação inicial simples, depois mandam para a lista gnu-linux-libre
([3][4]), e se esta der o OK o caso é mandado para o responsável pelo
licenciamento na FSF para que este dê a aprovação final.

Então, resumindo: recomenda-se que os interessados no projeto contatem
este e tentente convencê-lo de se candidatar para ser considerado como
uma distribuição de sistema livre.

Finalmente, é importante notar o papel do Replicant aqui, pois por já
ser uma distribuição de sistema livre não GNU para dispositivos móveis,
então recomenda-se que esforços sejam coordenados para auxiliar este
projeto, ou para unir os dois, não iniciar um novo.

[1] <https://www.gnu.org/distros/free-distros.html#NewDistro>.

[2] <http://www.gnu.org/server/standards/README.software.html#distros>.

[3] <https://libreplanet.org/wiki/Group:FreedSoftware>.

--
- https://libreplanet.org/wiki/User:Adfeno
- Palestrante e consultor sobre /software/ livre (não confundir com