blwm-devel

Re: [Blwm-devel] instalação

From: Otavio Salvador
Subject: Re: [Blwm-devel] instalação
Date: 20 Nov 2002 14:39:08 -0200

rafael <address@hidden> writes:

> ola! eu sei que esta lista é soh para o desenvolvimento do blwm, mas como não
> sei onde começar acho que vcs poderia me auxiliar...

Quem sabe! ;)

> estou desenvolvendo um software para um cliente meu, e como será em Linux,
> estou meio perdido, é a primeira vez que vou programar pra Linux...

No inicio eh bastante complicado mesmo :|

> gostaria de saber como faço um arquivo rpm, e como distribuir os fontes,
> usando o configure e o make, distribuir um tgz, com o fonte e os arquivos de
> compilação??

Infelizmente eu nao sei como criar RPM e acho que isso eh segundario.

Acho que se voce vai desenvolver utilizando C, C++, ..., voce precisa
usar ferramentas como:

 - autoconf
 - automake

Para facilitar as coisas, alem de possibilitar a compilacao em
maquinas diferentes, distribuicoes diferentes e sistemas diferentes.

Acho tambem voce reutilizar bastante codigo, sempre tente usar
bibliotecas que sao largamente utilizadas. Vou lhe dar um exemplo:

A um tempo precisei criar um prototipo de um cliente de linha de
comando e decidi que iria usar XML para facilitar a traducao de
comandos e coisas do genero.

Verifiquei o que jah existia e achei:

 - libexpat
 - libxml (utilizada no GNOME)

Utilizei a libexpat, se nao me engano porque na epoca achei mais
documentacao e eh otimo jah que com somente com isso ficou embotido:

 - quando carregava o arquivo .xml a propria biblioteca verificava a
   sintaxe do arquivo indicando onde estava fora do padrao

 - disponibilizava uma interface de programacao simples para manipular
   o arquivo em forma de um grafo

 - ...

Tambem torna-se importante voce dar uma olhada em padroes de codigo
jah que se voce deseja colaboracao isso eh uma prioridade.

Uma dica que posso lhe dar eh que se voce vai fazer o desenvolvimento
usando a linguagem C++, de uma olhada na libinti
(http://inti.sourceforge.net) que inclui muita coisa pronta e
facilitada para programacao para a interface grafica e utiliza a GTK+
como base.

Bom, acho que eh um bom comeco :)

[]s

--