debxp-list

[debxp] O Pequeno Manual do Programador GNU/Bash será gratuito

From: Blau Araujo
Subject: [debxp] O Pequeno Manual do Programador GNU/Bash será gratuito
Date: Thu, 27 May 2021 14:10:42 -0300

Salve!

A partir da semana que vem (provavelmente, 02 de junho), o livro "O Pequeno
Manual do Programador GNU/Bash" será disponibilizado gratuitamente de várias
formas, inclusive numa plataforma colaborativa onde todos poderão participar da
elaboração, da revisão, da ampliação do conteúdo, além de poderem imprimir e/ou
exportar PDFs de capítulos individuais ou do livro completo, e muito mais.

Infelizmente, não conseguimos ainda os 500 inscritos no Odysee, que era a meta
estabelecida, mas chegaremos lá um dia.

Nessa plataforma, vamos trabalhar em algumas etapas antes de termos a nova
versão do livro:

* A primeira etapa será a transformação do conteúdo de TXT para markdown, o que
vai dar um trampo enorme!

* A segunda etapa será a fusão do conteúdo do Curso Shell GNU com o conteúdo do
livro... Outro trampo enorme!

Só depois disso, vamos trabalhar na revisão do texto, correções, acréscimo de
exemplos completos, exercícios, etc...

Isso significa que estou abrindo mão dessa forma de apoio financeiro para me
concentrar em cursos e aulas particulares (além dos apoios regulares e pontuais
que surgirem, todos muito bem-vindos).

Se eu conseguir uma boa parceria para publicações impressas "on demand" que
cuidem da logística da entrega, eu pretendo oferecer a versão "paga" do livro
apenas sob esta modalidade.

Ainda sobre isso, também estou pensando se vale a pena um tipo de "crowd
funding" para imprimir um mínimo de 100 cópias, mas o que me desanima é a
logística de entrega.

Para quem acha estranho, o livro é (e continuará sendo) copyleft (CC BY-SA 4.0
International), o que significa que todos, inclusive eu, poderão comercializar
o nosso trabalho, desde que as cópias comercializadas mantenham as mesmas
condições de licenciamento.