gridpt-discuss
[Top][All Lists]
Advanced

[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[Gridpt-discuss] Infraestrutura da colaboração GridPT


From: Miguel Branco
Subject: [Gridpt-discuss] Infraestrutura da colaboração GridPT
Date: Mon, 21 Jul 2003 16:04:46 +0200
User-agent: Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; en-US; rv:1.0.0) Gecko/20020623 Debian/1.0.0-0.woody.1

Estrutura para projecto GridPT
------------------------------

Olá a todos,

Desde que começamos a dedicar mais tempo à colaboração GridPT começamos a notar que havia necessidade de montar uma infraestrutura para o projecto.

Assim sendo, e como já notaram, está disponível a mailing list address@hidden Faz parte de um projecto que foi criado no Savannah chamado 'GridPT'. Podem ver em http://savannah.nongnu.org/projects/gridpt/.

Além do mais, como modo de armazenar alguma documentação que já foi sendo produzida instalou-se também o twiki em http://fisica.fe.up.pt/cgi-bin/twiki/view/Gridpt. Este servidor twiki necessita de momento de password para escrita. Deixo ao vosso critério se deverá ser um serviço fechado ou aberto. Na minha opinião deveria ser um serviço totalmente aberto de modo a *qualquer* pessoa poder contribuir com novas ideias ou alterações dos documentos produzidos. É um modo de dar mais visibilidade e participação ao projecto. E como o twiki armazena versões, não há grande problema se alguma alma mais frustada resolver apagar tudo. De qualquer modo, se decidirem que fica em regime fechado precisava que me enviassem as vossas passwords (htpasswd -bc ficheiro_a_enviar username password).

Como esta é uma colaboraão geográficamente distribuída constituiu-se também o canal IRC oficial do gridpt em irc.freenode.net. O canal chama-se #gridpt. Naturalmente pretendemos que todos participem e como é um canal de "baixo tráfego" de momento não incomoda muito deixar o Xchat aberto e ligado a este canal :)

Existe um ircbot a fazer o logging constante das conversas no canal. Estas conversas são publicadas em http://fisica.fe.up.pt/gridpt/irclog/.

De modo a ajudar também na comunicação de algumas ideias, foi instalado no canal #gridpt um outro ircbot. Este encarrega-se da geração de Blogs das conversas que vão sendo feitas no canal. Para fazer uma introdução de uma nova entrada no blog basta escrever um URI:
mbranco: http://qqcoisa.org
gridptblogger: A: http://qqcoisa.org from mbranco
mbranco: A:|Isto é o titulo
mbranco: A:Isto é o texto da entrada
pma: A: Isto é um comentário de outra pessoa ao texto
O bot responde com um identificador do URI: neste caso 'A:'. Automaticamente, é criada uma entrada no Blog com o titulo "Este é o titulo" (reparem no pipe após o identificador para identificar a entrada como título) e com 2 comentários de 2 utilizadores diferentes. É um modo muito simples de criar um blog dinâmicamente e de modo colaborativo. Podem ver o blog que é gerado em http://fisica.fe.up.pt/gridpt/ircblog/index.html. (de momento, e por alguma razão que não entendi muito bem, é necessário escrever o index.html ao ir para o endereço onde está o blog. Penso que terá a ver com o facto de o bot gerar ficheiros XML aos quais é aplicada dinâmicamente uma stylesheet XSLT usando mod_xslt... Logo se não tiver a parte index.html, o mod_xslt não sabe que tem de ir ler o ficheiro index.xml para aplicar a transformação XSLT...)

Já agora, ambos os ircbots têm ajuda no canal, logo basta entrar no canal e escrever "gridptlogger: help" ou "gridptblogger: help".

Conclusão
---------

É nosso desejo que a página principal para toda esta infraestrutura no que diz respeito ao desenvolvimento seja a do twiki: http://fisica.fe.up.pt/cgi-bin/twiki/view/Gridpt. De lá têm apontadores para tudo o resto. A do Savannah diz mais respeito ao desenvolvimento do software.

Assim sendo ficamos à espera que todos passem pelo twiki e nos dêem as suas sugestões.



Uma última nota: a linguagem oficial deverá ser sempre o inglês até porque estamos a ter a colaboração de uma pessoa do CERN (Asif Muhammad).



Cumprimentos a todos,
Miguel Branco
Pedro Andrade


PS: Optamos por mandar este email individualmente e não para a lista gridpt-discuss porque não temos a certeza se já todos confirmaram a subscrição na lista. PS2: De momento, os IRC bots ainda estão um pouco instáveis (resolvem ficar suspensos passado algum tempo). Estamos a ver o que se passa e quando estiver resolvido avisamos.
reply via email to

[Prev in Thread] Current Thread [Next in Thread]