entendo...
quanto as críticas do sergio... eu concordo rs
eu também já fiz essas críticas à diretoria e ouvi que a maior parte dos membros são desiludidos com o curso e por isso querem ficar brincando de empresários.
e sim, já encontro bastante resistência rs
mas quanto à ideia de ganhar dinheiro com software livre, esse não seria tanto o objetivo porque a missão principal do movimento de empresas juniores é a de desenvolver os membros, então mesmo que gastando um pouco de dinheiro, se os membros se sentirem satisfeitos com o desenvolvimento que tal produto relacionado com software livre está trazendo, o prejuízo pode ser minimizado e o produto se tornar permanente.
agora, referente aos pontos levantados:
o ponto 1 é bem complicado... porque o movimento de empresas juniores como um todo já tem uma cultura de utilizar o microsoft office com o google drive, porém na conpec temos alguns sistemas extras que estão em aberto e recentemente o redmine foi abandonado por conta de sua complexidade.
os sistemas extras são na maioria sites, que pelo que vi se forem refeitos será usando wordpress (algo sobre o qual só ouço falar, ainda não tive tempo de ver o que é).
então se vocês conhecerem alguma ferramenta que permita acessar os documentos no servidor sem ter muita cara de ftp para ver se é viável sair do google drive seria interessante...
quanto ao office, estou vendo se encontro mais umas 2 pessoas para refazermos os documentos modelo usando o libreoffice.
para os outros sistemas, eu nem tenho ideia de alternativas rs
foi procurado um substituto para o redmine e até agora o que está sendo cotado como substituto é uma ferramenta de gerência da PMI (instituto do PMBOK), que eles vão oferecer de graça em troca de uma parceria.
sobre os outros pontos, eu acredito que eles passam pelo problema de que os membros não possuem conhecimento para poder educar nem os clientes nem os desenvolvedores...
e uma alternativa que cheguei a pensar seria o de uma ferramenta web para gerenciar a empresa como um todo (e incluiria os sites que precisam de melhoria), os membros poderiam usar a ferramenta para avaliar os colegas, reportar suas atividades, registrar presença nas atividades obrigatórias realizadas na sede e receber o feedback de tudo isso sem comprometer a avaliação dos outros membros (porque o google drive não permite acesso à partes do documento, só aos documentos completos)...
o problema nisso é que eu não tenho ideia se já existe algo do tipo e se não existir, acredito que seria um projeto muito grande para ser feito apenas no próximo ano...
agora foi iniciado o processo de p&d e estou no projeto de pesquisa de uma ferramenta e/ou serviço e eu já levantei a ideia de pesquisarmos algo relacionado com software livre também, então o assunto já está em discussão.