Car(o|a)s,
Como todos sabemos, o software de votação utilizado nas urnas eletrônicas, além de possuir vulnerabilidades conhecidas e documentadas [1], não fornece transparência suficiente para se realizar auditoria na contagem de votos. Entretanto, outra etapa do processo eleitoral pode ser tornada mais transparente: a totalização!
Estou coordenando um projeto que tem como objetivo construir um sistema para totalização paralela das eleições brasileiras, permitindo aos eleitores capturar o Boletim de Urna (BU, resultado parcial emitido por cada urna eletrônica ao final do dia de eleição) logo após a sua impressão, para posterior verificação com a versão eletrônica recebida e publicada pelo TSE. A iniciativa exige algum ativismo por parte de eleitores que deverão percorrer seções eleitorais equipados com telefones celulares para capturar as versões impressas do BU [2] e submetê-las para concentração em um servidor central. Desta forma, pode-se auditar por amostragem a custódia dos Boletins de Urna e evitar fraudes em larga escala por manipulação dos dados em trânsito.
Caso tenham interesse em participar, por favor me notifiquem. Por enquanto a coisa está bem amadora (nem temos site e repositório ainda), mas estamos integrando algumas implementações discrepantes e escrevendo protótipos de aplicativos móveis para captura dos BUs.
Obrigado pela atenção!