Re: [lp-br-sp] Sessão de cinema Blender

From: Thadeu Lima de Souza Cascardo
Subject: Re: [lp-br-sp] Sessão de cinema Blender
Date: Sat, 12 Apr 2014 08:34:50 -0300

On Fri, Apr 11, 2014 at 09:50:59PM -0300, Sergio Durigan Junior wrote:

> Yo.

> Legal :-).

> Parece bacana.  Eu não vi os curtas, não sei o quão interessantes eles
> seriam pro público leigo, mas certamente é algo que atrai atenção.

São muito bons! São pro público em geral mesmo. Trabalho de excelente
qualidade. Se for pra fazer uma sessão pro público da computação ou das
artes, também é uma oportunidade pra incentivar contribuições pros
software livres e produção de conteúdo livre usando software livres.

> O CACo (Centro Acadêmico da Computação) realiza(va?) o CineCACo, que era
> mais ou menos isso aí que você tá propondo; a diferença é que eram
> filmes que tinham passado no cinema e tal.  Nunca me envolvi com essa
> iniciativa, mas acho que o Krisman ou o Ivan devem saber melhor onde
> eles passavam esses filmes, e aí nós podemos já usar a infra existente.

É uma boa oportunidade. Gostaria de tentar ampliar o público pra
aumentar a arrecadação. A Unicamp tem milhares de alunos.  :-)

Mas legal saber que tem uma infra.

> Eu não manjo absolutamente nada de vídeos e tal, mas posso traduzir os
> curtas e passar as strings pra alguém criar as legendas.

Acho que o Sintel tem legenda em português. Não encontrei pro Heart of
Steel.

> Como eu disse acima, o CACo já fazia isso, então podemos pedir pra eles
> divulgarem pra computação inteira.  Já é um começo.

Sem dúvida. Já fica um pouco mais complicado divulgar pra Unicamp
inteira e conseguir atingir um público legal. Talvez fazer repetidas
sessões e tentar conquistar a galera no boca-a-boca.

> Por que isso seria "nível médio"?  Ou o "médio" foi sobre outra coisa?

A dificuldade é fazer algo que sumarize bem tudo que gostaríamos de
falar sem ser muito chato. "O pessoal quer ver o BBB, Sérgio! Termina
logo aí!"

Um vídeo legal que encontrei foi um com o BBB falando sobre CC. E tem
outro falando sobre rendering farm distribuída (do povo para o povo).
Sem dúvida podem ser bons apoios ou até mesmo substituir a apresentação
toda. Praqueles tópicos que faltarem, quem sabe a gente não encontra
alguém a fim de produzir?

> *Acho* que a gente dá conta de fazer isso de uma maneira transparente de
> modo "tranquilo".  Aliás, o que daria pra fazer é o seguinte: se tiver
> internet na sala de exibição (provável), já podemos fazer a doação ao
> vivo, pra todos verem.  Acho que até daria um "tchã" a mais :-).

Um dos problemas que eu vejo é o câmbio. Galera doou em Real, pra doar
em dólar vai ter que passar o cartão de crédito de alguém, e a cotação
varia até o pagamento. Como fazer com a diferença?

O outro problema está relacionado ao perk. A Blender Foundation está
fazendo como algumas plataformas de crowdfunding e dando um DVD e
assinatura dos tutoriais e tal. Eu adoraria que conseguíssemos entrar
como doador bronze ou superior. O "perk" seria "publicidade", que
poderíamos deixar claro que seria feita em nome do LP-BR, por exemplo.
Mas daí, precisaríamos somar um montante bem maior, e uma forma de
fazê-lo é juntando a grana até perto do fim da campanha.

Uma outra forma de fazer a transparência é colocar o comprovante da
doação no nosso site, junto com o nome dos doadores individuais e as
respectivas quantias doadas. Assim, todo mundo que doou pode checar que
o nome está lá e que a soma bate.

> Bom ponto.  Inicialmente eu não vejo problemas se for doação, mas IANAL.
> O que daria problema IMO seria vender algo dentro das salas (mesmo que
> fosse também pra "doação").  Mas receber doações diretamente, ainda mais
> se rolar o esquema de "doação ao vivo" que eu falei acima, acho que
> seria bem de boa.

É, acho que a doação voluntária é a melhor forma de fazê-lo. Não acho
que muita gente deixaria de dar o mínimo sugerido, considerando o valor.

> Depois dou uma olhada e digo o que acho.  Mas achei a idéia muito legal,
> pode contar comigo pra organizar isso :-).

Valeu, abraços!