Re: [lp-br-sp] Google Has Most of My Email Because It Has All of Yours

From: Tulio Magno Quites Machado Filho
Subject: Re: [lp-br-sp] Google Has Most of My Email Because It Has All of Yours
Date: Wed, 21 May 2014 22:21:10 -0300

On Monday, May 19 2014, Renne Rocha wrote:

> Lembrei do Panaggio ao ler isso (já que ele é o único que conheço que
> mantém seu servidor de emails).
>
> http://mako.cc/copyrighteous/google-has-most-of-my-email-because-it-has-all-of-yours

<http://blog.sergiodj.net/post/2014-05-15-privacy-collective-good/>

Algo que eu tenho falado há um bom tempo nas palestras sobre o
assunto...

Muito legais os textos.
Não consigo concordar mais com ambos.

Mas e daí?
Quantas pessoas foram convencidas com este posicionamento extremista? Acredito que nenhuma, exceto aqueles que já tinham planos de migrar mesmo.

E se for para ter pensamento extremista, vamos matá-lo com outro: se vc quer privacidade, vc está fazendo isso errado e nem deveria usar email, já que ele não foi feito com foco na privacidade.
Enfim: meu ponto não é este. Muito pelo contrário: compartilho desta ideia, apesar de, incoerentemente, estar muito atrás na implementação.

Aí vem a conversa que iniciei logo a pouco sobre semelhança e união: http://social.libreplanetbr.org/notice/1613

Quem será que convence mais? Um eco-chato ou uma pessoa que pensa ecologicamente?
Sem desmerecer o trabalho de nenhum .*-chato. Eles são visionários e muito importantes na fase inicial. Mas na hora de convencer a grande massa, são péssimos.
Da mesma forma: quem trouxe mais usuários para um sistema Linux (deixei GNU intencionalmente de fora)? FSF ou Google?

Na minha opinião, o movimento de software livre já passou da fase de ter somente libre-chatos e precisa muito mais de alguém capaz de lidar com este meio campo. Estamos terminando a primeira onda de migração de usuários de sistemas completamente proprietários para sistemas "intermediários" que foram liderados principalmente por empresas como: Google, Facebook, Samsung, Netflix.....

O que pode ser feito daqui para frente para que as próximas ondas de migrações reduza ainda mais a queda de uso de sistemas proprietários e prepare terreno para os sistemas livres?
Temos uma grande chance na mão com toda esta bolha da NSA. Acredito também que nos próximos anos aumente a repulsa dos usuários por redes sociais que escancaram tanto a privacidade do usuário.

Enquanto isso, a gente usa o Facebook, G+ e o Twitter para falar o quanto o Diaspora, ownCloud e StatusNet são legais.
O dia que surgir uma alternativa livre e legal ao Gmail, dá para fazer o mesmo.
Até lá eu faço piadas: este email foi roteado por um servidor do Google, copiado pela NSA e eventualmente será indexado pelo sistema de busca do Google: https://www.google.com.br/search?q=libreplanet-br-sp+lists.libreplanet.org
Será que a NSA salva tudo de novo tb?  :-D

Abraços,

--
Tulio Magno