[lp-br-sp] declara: ferramenta para gerar sua declaração de imposto de r

From: cascardo
Subject: [lp-br-sp] declara: ferramenta para gerar sua declaração de imposto de renda
Date: Sat, 13 Jun 2015 13:41:27 +0000

Olá, libre planetários.

Conforme o Sergio comunicou há algumas semanas, venho trabalhando em uma
nova ferramenta para a declaração do imposto de renda.

O objetivo é ter uma base de código com a qual eu (e acredito que outros
também) estejam mais confortáveis para fazer alterações, criar novas
interfaces, novas funcionalidades, verificações, cálculos, etc.

No momento, a ferramenta está em seus estágios iniciais, gerando apenas
as duas primeiras linhas, mas eu espero ter algo nos próximos meses o
suficiente para gerar uma declaração que tenha:

* Rendimentos pagos por pessoa jurídica;
* Rendimentos tributados exclusivamente na fonte;
* Rendimentos não tributáveis;
* Bens, incluindo imóveis;
* Retificação.

No entanto, o software é livre, o desenvolvimento está aberto para
pessoas contribuirem, e gostaria de ver contribuições para atendar as
necessidades de outras pessoas.

Temos muito trabalho pela frente, mas estou confiante de que comecei a
construir algo legal de se trabalhar. No momento, o programa utiliza um
arquivo texto simples como entrada, mas tenho planos de que se torne uma
biblioteca para permitir outras interfaces. Eu gosto bastante da
interface com o arquivo texto, mas acho importante oferecer alternativas
para outros usuários.

Talvez eu crie logo um comando chamado "transmite" para utilizar o
rnetclient.  :-)

O repositório, no momento, está em
http://git.cascardo.eti.br/?p=cascardo/declara.git;a=summary. No
entanto, devo utilizar o libreplanetbr.org como repositório oficial, e o
meu repositório para código a ser revisado por outros contribuidores.

Abraços.