Re: [lp-br-sp] Encontro no FISL e propósito do grupo

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Encontro no FISL e propósito do grupo
Date: Wed, 29 Jun 2016 00:30:09 -0400

On Tuesday, June 28 2016, Thadeu Lima de Souza Cascardo wrote:

> Pra mim, o Libre Planet BR é um espaço onde posso encontrar pessoas que
> pensam de forma parecida sobre liberdade de software.
> Pessoas com quem posso compartilhar meus desafios, minhas frustrações e
> minhas vitórias. Também pela forma similar de pensar,
> é um grupo com o qual me identifico, então também costumo usar a
> identidade e associação ao grupo para me identificar em
> palestras quando o tema se alinha.

Valeu por começar essa thread.

O grupo, pra mim, foi uma tentativa bem sucedida (na maior parte, pelo
menos) de restaurar o "equilíbrio da força".  Quando tive a idéia de
fundar um "grupo de Software Livre", eu estava bastante decepcionado com
o GPSL (Grupo Pró Software Livre da UNICAMP) e queria algo que voltasse
às origens do Software Livre.  Eu também estava às voltas com minha
discussão a respeito do uso do Twitter pela FSF, e queria provar pra
própria fundação que era possível gerar interesse pelo Software Livre
sem necessariamente precisarmos "sujar as mãos" nas ferramentas
proprietárias (esse segundo objetivo talvez não tenha sido tão bem
sucedido, com a provável exceção do SFD de 2013).

O significado que o grupo teve pra mim durante os anos em que estive
envolvido mudou com o tempo, mas algumas coisas se mantiveram: um espaço
em que o Software Livre *de verdade* é o personagem principal; um lugar
onde posso encontrar e fazer colegas que tenham afinidades; um pedaço de
esperança no meio de tanta coisa errada que vemos por aí.

Acho que é isso.  Fico feliz que o Cascardo tenha jogado esse assunto na
lista, e dou o maior apoio pra que vocês se encontrem pessoalmente no
FISL e falem mais sobre o SL :-).

Falou,

GPG key ID: 237A 54B1 0287 28BF 00EF  31F4 D0EB 7628 65FC 5E36