Re: [linuxall] Variaveis em Bash

From: Thiago Pimentel
Subject: Re: [linuxall] Variaveis em Bash
Date: Tue, 13 Jun 2000 04:06:26 -0300

On Tue, 13 Jun 2000, Leonardo Alves da Costa wrote:
> Deixa ver se eu entendi, faça um script que liste os arquivos de uma forma
> depois
> outro assim
>
> ls -opções_desejadas > arquivo_de_texto1.txt
>
> ele não mostrará na tela a lista mas o linux redirecionara a saida da tela
> para os
> arquivos.
> enquanto a variáveis não estou certo mas tentou digitar "alias" sem
> parametros?

Na verdade, o script pegaria os resultados de um ls -la, por exemplo, e jogaria
parametros pre-definidos para um ou outro arquivo texto. Em outra lista, me
disseram que eu teria que usar o cut (valeu Clovis!). O resultado seria mais ou
menos esse:

#!bin/bash
ls -lu * | cut -d ' ' -f  1-4 >> permissoes.txt
ls -lu * l cut -d ' ' -f 10-   >> arquivo_tamanho_ultimo_acesso.txt

Onde cada valor escrito em um arquivo teria seu correspondente na mesma linha do
outro txt.  Mas... tem um detalhe. O resultado da ultima linha seria mais ou
menos esse:

[thiago@zuleica thiago]$ ls -lu lfs_ptbr.txt | cut -d ' ' -f 10-
99148 Jun  1 15:54 lfs_ptbr.txt

Eu gostaria de pegar apenas o tamanho do arquivo e o nome do mesmo, e fazer o
append *em uma unica linha*, com esse resultado:

99148   lfs_ptbr.txt

Mas o cut só me permite manipular uma listagem por vez... vejam:

[thiago@zuleica thiago]$ ls -lu lfs_ptbr.txt | cut -d ' ' -f 10-14 -c 19-
cut: only one type of list may be specified

É possivel manipular duas listas com a mesma output?

--
See ya,

Thiago Pimentel         | Stampede Linux Foundation
Electronics Technician  | MandrakeSoft / pt_BR Team
Computer Science-ETFSE  | address@hidden
History-UFS             | address@hidden

        Mas há fronteiras nos jardins da Razão.