Re: [shell-script] Manual para script em DOS !!!

From: Marcelo Beckmann
Subject: Re: [shell-script] Manual para script em DOS !!!
Date: Thu, 17 Aug 2000 22:15:47 -0300

Em qui, 17 ago 2000, Jorge Yuri de Lion Yamane escreveu:
:   PessoAll !!!
:
:           Alguem teria algum manual para se fazer arquivos bat ? Se
:   ninguem tiver
:   exemplos também servem. Eu estou querendo fazer um .bat para backup,
:   onde o .bat crie o diretorio com a data e a hora. Também estou querendo
:   fazer um .bat que localize todos os arquivos .doc e .xls e copie para um
:   outro lugar. Se fosse fazer no linux seria facil, mas no DOS eu estou
:   tendo algumas dificuldades, pois não tenho nenhum material sobre isso
:   (shell script em DOS).
:

Realmente, eu gostava de brincar com os bats do dos, mas depois que
vi os shell script no linux...  o dos fica no chinelo, heheheh

Bom, uma fonte de ajuda que eu usava era o help do dos mesmo, tinha
coisa interessante lá. Só que só tem esse help no DOS mesmo, no
windows eles tiraram...

Vou tentar passar umas dicas:
* voce quer criar o diretorio com uma data e hora especifica? no dos
não sei se tem algo como o touch, mas da pra fazer uma gambiarra de
mudar a data/hora do sistema, criar o diretorio e depois mudar
novamente a data e hora.
No borlandc ou turboc pra dos, parece que tem um touch.exe ou
touch.com, conforme o caso pode te servir.

* procurar arquivos:
dir *.doc /s
dir *.xls /s

* no dos da pra usar um esquema de for, pra ir pegando a saida da
procura de arquivos e ir copiando eles, mas ja faz mmmuuuiiitttooo
tempo que nao faco isso, nao lembro de cabeca.

* encontrar string em arquivos: find

* ordenar conteudo de arquivos ou via pipe: sort

* nos bats voce pode usar o esquema de goto's pra controlar o fluxo
do .bat

:rotulo1
echo a linha acima define um label chamado rotulo1

goto rotulo1
echo a linha acima direciona a execucao pro label definido
anteriormente.

Por hora é isso, espero que ajude, qualquer coisa da um grito.

[]s
--
Marcelo D. Beckmann - #173935
address@hidden - UIN 53189692