RES: [shell-script] Procurar palavras em certos campos

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Procurar palavras em certos campos
Date: Mon, 21 Aug 2000 17:20:38 -0300

Olá Anderson,
o comando cut com a opção -f (field) talvez resolva o seu problema. Sua
sintaxe é a seguinte: cut -f<seqüencial do campo> [, <seqüencial do campo>]
-d<delimitador> arquivo
onde:
seqüencial do campo obedece às mesmas regras da opção -c, isto
é:<seq.ini.>-<seq.fim> e
delimitador se não for <tab>(que é o default) deve ser especificado.

Supondo q vc deseja procurar a string cadeia no 3o campo, cujo separador é
dois-pontos (:), creio q vc pode fazer algo +ou- assim:

fgrep cadeia arquivo |  # Filtrando somente as linhas que têm cadeia
while read Linha
do
        if  [ `echo "$Linha" | fgrep -f3 -d:` = cadeia ]
        then
                echo "$Linha"
        fi
done
Se não isto não servir, dê + detalhes q da próxima acertamos.

[]s,
Julio