Re: [shell-script] Critica de dados

From: Rodrigo Bernardo Pimentel
Subject: Re: [shell-script] Critica de dados
Date: Thu, 24 Aug 2000 13:17:43 -0300

On Thu, Aug 24 2000 at 01:18:55am -0300, Renato Marques Alvim Neto wrote:

> Eis o que tentei fazer (lembrem-se que sou um inciante em
> shell-script) :
>
> read GJ
>
> while $GJ in [a-A,z-Z]
> do
>    read GJ
> done

        Você pode fazer:

read GJ
while echo $GJ | grep -qs '^[[:alpha:]]$'; do
        read GJ
done

> Logo depois, vou usar o valor num case :
>
> case $GJ in
>   1)
>   2)
>   9)
>   *)
> esac
>
> Nova duvida :
>
> No case, os valores tem que ser inteiros?
> Podem ser strings?
> Ou strings que possam ser convertidas em valores numericos?

        Normalmente são strings. O bash não faz muita distinção entre os
dois tipos (pelo menos nesse caso).

                rbp
 Rodrigo Bernardo Pimentel <address@hidden>|  GPG KeyID: 0x81F85A48
 LinuxSP                 <http://www.linuxsp.org.br>|      Fingerprint: