Meu script está certo?

From: Renato Marques Alvim Neto
Subject: Meu script está certo?
Date: Tue, 17 Oct 2000 12:06:51 -0200

Alo, amigos...

Iniciante que sou nas lides da programação shell, aventurei-me a
escrever um script que fornece as libs das quais depende um programa
instalado via rpm.

Uso o comando rpm --requires -q <nome.do.pacote>, que aprendi com um
colega, o Goeldson.

Ele está funcionando...

Mas tenho dívidas quanto ao teste que faço para saber se o nome do
pacote está coerente.

Eu queria algo como :
if test [ rpm -qa | grep -i '$1' ]
then

Mas não passou.

Ou algo como
if rpm -qa | grep -i '$1'
then

ou seja, usar dutos num teste.

Além do mais, ele funciona para libc, por exemplo.Fornece libc.so.6 como
dependência.
Mas não acha libc.so.6

Certamente, não consegui uma solução geral, nem o script é o melhor...
Embora funcione...

Assim, tomei a liberdade de submetê-lo à lista, a quem devo todo o pouco
que sei (o pouco,culpa minha, claro), para discutí-lo e aprender mais um
pouco.

Aguardo os comentários.
Mais tarde, gostaria de generalizar para pacotes instalados via tar.gz,
etc.(se tal for possível)

Obrigado a todos...
[]'s

--

Renato Marques Alvim - membro da BSGI
Registered Linux User:114620 Machine:13346