Re: [shell-script] Troca de caixa em txt

From: Julio Neves
Subject: Re: [shell-script] Troca de caixa em txt
Date: Tue, 17 Apr 2001 09:50:14 -0300

Favor responder a address@hidden
Para:   address@hidden
cc:
Assunto:        Re: [shell-script] Troca de caixa em txt

olá julio,
Olá Aurélio e shelleiros,

@ 16/4, Julio Neves:
> cat ArquivoComMaiscula | A-Z a-z > ArquivoSemMaiscula

faltou um "tr" aqui não? &:)

Sem tr num d'a né?...  Bobeira!!!

> ou
> sed 's/[A-Z]/[a-z]/g' ArqComMaiscula > ArqSemMaiuscula

isso no sed não funciona, tem que usar o comando y e colocar
todas as alternativa na mão, assim:

sed 'y/ABCDEFGHIJ/abcdefghij/'

(não coloquei até o Z por pregüiça) &:)
Já no meu caso não foi preguiça, foi outra bobeira e ferrugem - há + de 6
meses não programo shell.

> creio q a 2ª seja + rápida.

o primeiro fica mais rápido se eliminar o cat e o |

  tr A-Z a-z < ArquivoComMaiscula > ArquivoSemMaiscula

Sem sombra de dúvida esta construção é + veloz do que a que fiz usando o
cat, porém qto ao sed tenho lá as minhas dúvidas. Em testes que fiz, awk e
o sed, nesta ordem, costumam ser bem + rápidos que o shell puro na
manipulação de grandes arquivos.

[ ]s,
Julio Cezar Neves
--