Re: [shell-script] Gerar n�meros com for

From: Eriberto
Subject: Re: [shell-script] Gerar números com for
Date: Wed, 15 Aug 2001 12:53:46 -0300

No corpo:

On Wed, 15 Aug 2001 11:56:14 -0300
"Julio Neves" <address@hidden> wrote:

> [...]
> ([0-999]) induz as pessoas a pensarem que isto significa de 0 a 999, o que
> não é verdade, vou dar uma explicadinha.
>
> Os colchetes servem para substituir somente uma posição tal e qual o ponto de
> interrogação (ou seria ponto de perguntação
> :). Veja só a expressão abaixo como exemplo:
> [a-cfzm]
> Devolve os seguintes valores válidos:
> a-c -> a b c (lê-se de a até c)
> f -> f
> z -> z
> m -> m
> Então os valores válidos são a ou b ou c ou f ou z ou m

Agora eu entendi porque o teste de 1 a 50 deu 1, 2, 3, 4 e 5. Realmente, eu
pensava que o uso do colchete iria abranger todo o intervalo.

> Aplicando o mesmo raciocínio na sua expressão:
> [0-999]
> 0-9 -> 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (lê-se de 0 até 9)
> 9 -> 9
> 9 -> 9
> isto é, somente os valores zero até nove são válidos, o poderia ser feito
> como [0-9].

Correto !

> Para fazer de zero até 999 uma das ERs possíveis seria:
> [0-9][0-9][0-9]
>
> [ ]s,
> Julio

Essa intervenção foi muito oportuna para muitos. E aproveito para agradecer
também ao Aurélio pela solução do seq.

Seus monstros do shell !!!!

[]'s

Eriberto