Escopo no bash

From: Horacio Fernandes
Subject: Escopo no bash
Date: Thu, 04 Oct 2001 10:02:29 +0800

Olá pessoal,
    Estou com uma dúvida simples no escopo de variáveis do bash.
    Gostaria de saber como mandar valores via variáveis de dentro de um while
para fora dele. Como exemplo eu criei o script simples abaixo:

#!/bin/bash

Contador=0
who | while read Linha; do
    echo ":: $Linha :: $Contador"
    Contador=$[ $Contador + 1 ]
done
echo "Total: $Contador"

    Eu queria que ele retornasse o número total de pessoas logadas, mas ele não
faz isso, retornando:

:: root     tty1     Oct 10 06:23 :: 0
:: root     tty2     Oct 10 06:23 :: 1
:: root     tty3     Oct 10 06:26 :: 2
:: root     tty4     Oct 10 06:26 :: 3
:: root     tty5     Oct 10 06:26 :: 4
Total: 0

    Note como a variável realmente é incrementada dentro o while, mas quando
sai dele, perde-se o valor.
    Sei que existem outros meios de se verificar quantas pessoas estão logadas.
O script acima é só um pequeno exemplo da minha dúvida.

    Muito obrigado desde já.
Horácio Fernandes

Talk More, Pay Less with Net2Phone Direct(R), up to 1500 minutes free!
http://www.net2phone.com/cgi-bin/link.cgi?143