Variaveis do sistema dentro de um ss

From: Julio Henrique
Subject: Variaveis do sistema dentro de um ss
Date: Thu, 6 Dec 2001 03:37:23 -0500

opa
queria saber como faço pra utilizar as variáveis do sistma dentro de um
shell script, exemplificando... tenho um script que o sonho dele é obter a
quantidade de linhas e colunas do terminal que está sendo usado pelo usuário
com as variáveis $LINES e $COLUMNS.
já tentei simplesmente da um echo e nada, abrir shell-filho "linhas=$(echo
$LINES)"
e nada...
e aproveitando...
como faço para verificar se um usuário pode usar ou não um determidado
programa, exemplificando... tenho um script (o mesmo da questão
anterior) que verifica no inicío se o usuário tem o dialog, então eu
queria saber se tem como o script verificar em seu $PATH a existencia do
dialog, ou se tem outra solução pra isso.

agradeço desde já
inté+v
ahhh valeu as dicas Aurélio

--